Vale do Aço terá desafio hackathon com multinacionais no próximo fim de semana
O desafio será lançado e a expectativa é que cerca de 80 participantes apresentem soluções para os problemas propostos pela Cenibra, Usiminas e Vale entre os dias 27 e 29 e outubro, no Centro Integrado Sesi-Senai-Fiemg, no Hackathon Indústria, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Fiemg Regional Vale do Aço e a Comunidade Compartilhar. […]
O desafio será lançado e a expectativa é que cerca de 80 participantes apresentem soluções para os problemas propostos pela Cenibra, Usiminas e Vale entre os dias 27 e 29 e outubro, no Centro Integrado Sesi-Senai-Fiemg, no Hackathon Indústria, promovido pelo Sebrae, em parceria com a Fiemg Regional Vale do Aço e a Comunidade Compartilhar.
De acordo com Luiz Sérgio Martins Junior, analista de relações empresariais da Fiemg, a competição direcionada para o empreendedorismo e inovação no setor da indústria, visa proporcionar integração para projetos e ideias inspiradoras. As inscrições encerram na próxima sexta-feira, dia 27 de outubro. Interessados poderão se inscrever pelo link http://bit.ly/2xQJo2C.
“Serão três dias de mentorias, apresentações, palestras, brainstorming, dinâmicas e oficinas onde estudantes, desenvolvedores, programadores, designers, publicitários, empresários, makers, empreendedores e profissionais da indústria terão que apresentar soluções tecnológicas para os gargalos que impactam a produtividade nas indústrias”, explica Larissa Mafra, analista técnica do Sebrae.
O empreendedor João Marinheiro, diretor de vendas da Virturian, formado em Propaganda e Marketing pela ESPM (SP), com passagens pela Intel e parte da equipe da aceleradora StartupFarm e co-fundador da IndWise atuará como facilitador no Hackathon Indústria.
Para inspirar, estimular e orientar os participantes, os mentores Thiago Maciel (Sam24), Gustavo Garcia (GTC Automação), Rafael Pereira Figueiredo (AikoLogic), Túlio Pires (NEED Engenharia) e Renata Dias Souza, Bráulio de Oliveira, Edvaldo Ribeiro e Diego Fellipe da Silva (Senai) estarão à disposição durante a maratona.
A iniciativa conta com o apoio do Sesi, Senai, Usiminas, Cenibra e Vale. Outras informações pelo telefone (31) 3830-3306.
Conheça os desafios:
Cenibra
· Dificuldade para acompanhar as datas/mudanças na Legislação Federal, Estadual e Municipal que impactam a Cenibra.
· Gestão mobile de inventário de hardware e software em função da dificuldade de manutenção do Inventário atualizado.
Vale
· Falta de método (equipamento/instrumento) de coleta de dados de pressão, temperatura, velocidade, aceleração, umidade e densidade do ar (partículas suspensas no ar) para identificar problemas em vagões com válvulas de freio diferentes durante a movimentação do trem.
· Não existe programa de fidelização e vantagens por uso para os clientes do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória Minas.
Usiminas
· Aumentar o índice de detecção de problemas de qualidade em bobinas da Laminação a Frio. Durante o tempo em que o inspetor de qualidade está registrando manualmente (papel e prancheta) outros problemas detectados anteriormente no sistema, a linha continua operando sem que o inspetor esteja focado no material podendo gerar maior demanda de inspeção nas linhas subsequentes.
· Falta de monitoramento integrado das partículas sedimentáveis no entorno da planta da Usina de Ipatinga. Hoje são monitoradas as partículas inaláveis e as partículas totais, mas as partículas mais “percebidas” pela comunidade são as partículas sedimentáveis as quais não possuem monitoramento específico.