Fã de literatura e ficção, garoto itabirano lança seu primeiro livro, aos 13 anos
O menino desenvolveu gosto pela leitura desde muito cedo
“Quem não gosta de ler talvez não tenha encontrado o livro certo”. Quem afirma é um garoto de 13 anos, de Itabira. Ao contrário de muitos meninos de mesma idade, o pequeno Marco Túlio Evaristo vive mergulhado nos livros – motivo de orgulho e, claro, tranquilidade à família. O gosto do guri estimulou sua criatividade: ele lançou, recentemente, o primeiro volume de uma trilogia: a ficção “Coragem Submersa”.
O livro do itabirano narra uma aventura que tem, como pano de fundo, a realidade alternativa. Essa é uma teoria que está, por exemplo, na aclamada série “Stranger Things”, da Netflix – só que chamada de mundo invertido na série televisiva.
“Meu livro conta a história de um garoto chamado Alfredo que fugiu do colégio interno para a casa do avô. Com os primos, ele descobre uma realidade alternativa onde o bisavô é um rei muito mal para o povo. Ele tentará, com os primos, tomar a coroa e fazer justiça à população”, descreve Marco Túlio.
O garoto de Itabira está no sétimo ano do Ensino Fundamental. Ele lembra que o interesse pela leitura desenrolou há cinco anos, quando ganhou seu primeiro livro, presente de uma prima. “Eu li, reli e queria outros. Aí nós começamos a comprar e eu também trocava livros na escola”, conta, entusiasmado.
Coragem Submersa foi escrito em aproximadamente um ano. O livro foi lançado inclusive durante o Festival Drummond, no fim de outubro. Agora, Marco Túlio escreve o segundo livro da trilogia.
O gosto pelos livros é tamanho que o jovem tem um canal no youtube, o “Sea of Books”, onde ele fala de literatura.
A distração do menino não seria a mesma se não tivesse o apoio dos pais, a comerciante Maria Aparecida Gomes de Brito e o operador Sebastião Luiz de Almeida, que moram no bairro Novo Amazonas. “Era pra ele estar num computador ou videogame, mas ele prefere gastar o tempo na leitura. Ficamos muito felizes com isso”, conta a mãe, orgulhosa.
“Cida” – apelido da mãe – lembra que até quando acontecia um amigo oculto na família, não havia surpresa sobre que presente dar ao garoto. Tinha que ser um livro.
Ela opina que a família é fundamental ao futuro de toda criança e que os pais devem incentivar boas práticas. “Muitos já disseram, mas é válido repetir: a família é a base. Para nós ele é um orgulho muito grande”.
O livro de Marco Túlio Evaristo pode ser encontrado na livraria Clube da Leitura, na praça de alimentação do hipermercado Bretas, no Centro, e na loja Perfeição Modas, no bairro Caminho Novo.
Foto: Reprodução