Alunos da Fide e EFG mostram talentos na exposição ‘Luau das Artes’

Estudantes entoaram 32 canções, em vários estilos, como MPB, reggae, rock, música clássica, Beatles, com arranjos dos próprios alunos

Alunos da Fide e EFG mostram talentos na exposição ‘Luau das Artes’

Uma exposição artística e um encontro musical deram o tom da noite nessa quinta-feira, 23 de novembro, na Fazenda do Pontal, em Itabira. Foi realizado pela Fundação Itabirana Difusora do Ensino (Fide) e a Escola de Formação Gerencial (EFG), a mostra “Luau das Artes”. O tema foi: “As vanguardas artísticas europeias”.

O encontro teve a presença de pais, professores, alunos e comunidade. Os estudantes expuseram as obras e as explicaram. Paralelamente, aconteciam os números musicais, que abrangeram 32 canções, em vários estilos, como MPB, reggae, rock, música clássica, Beatles, com arranjos dos próprios alunos.

O projeto foi coordenado pela professora Sandra Beatriz Duarte de Freitas. Em breve discurso, a superintendente da Fide, Marli Áurea, agradeceu aos professores, alunos e patrocinadores pelo envolvimento no projeto educacional.

Já Sandra Duarte ressaltou o talento dos estudantes e definiu o projeto: “Chamamos o evento de luau das artes, pois, pegamos um luau, apesar de que hoje é um dia chuvoso, mas a ideia é fazer um dia gostoso, com música. Nós desejamos que no ano que vem seja melhor”, encerrou. O objetivo do "Luau das Artes" foi estimular diversos modos de expressão artística, favorecendo outras formas de diálogo entre as artes.

Desenvolvimento dos trabalhos

Os movimentos de arte trabalhados no projeto foram o expressionismo, o cubismo, o dadaísmo, o futurismo, o surrealismo e o fauvismo. Os grupos foram divididos, fizeram esboços, escolheram o melhor e transferiram a ideia para a tela para a pintura. De acordo com Sandra, o trabalho de todos os alunos foi intenso, com duração de aproximadamente três meses, desde a concepção, até o trabalho finalizado.

Em seguida, os jovens fizeram poemas ligados às vanguardas artísticas. Em paralelo, eles teriam que criar um repertório a partir do sentimento gerado, segundo cada vanguarda. O resultado foi um repertório variado. O projeto teve a participação de alunos do Ensino Fundamental II da Fide e os do Ensino Médio da Fide e da EFG. 

Serviços relacionados