Projeto da Unifei discute fontes de energia renováveis com alunos do ensino médio
A ação tem como objetivo apresentar os principais conceitos de fontes de energia renováveis para estudantes
A Unifei Itabira promoveu, dos dias 6 a 22 de novembro, a quarta edição do “Projeto de Popularização de Conceitos e Tecnologias de Geração de Energia com Fontes Renováveis e Eficiência Energética”, POPTEC. Realizada anualmente, a ação tem como objetivo apresentar os principais conceitos de fontes de energia renováveis para estudantes do ensino médio de Itabira e região, além de lhes oferecer a chance de conhecer a estrutura do campus.
Coordenado pelo professor Rafael Balbino, o projeto envolve, a cada edição, cerca de 200 participantes e abrange temas como sustentabilidade e eficiência energética. Neste ano, foram recebidos alunos das escolas estaduais itabiranas Professor Emílio Pereira, Professora Marciana Magalhães e Antônio Linhares Guerra, além da instituição santa-mariense Escola Estadual Santa Maria.
Tamires Teixeira, estudante do 3º ano na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, ressaltou a qualidade das explicações dadas pelos orientadores e também falou um pouco sobre como foi a experiência: “Entre os assuntos que nos mostraram, vimos alguns exemplos de fontes de energia renováveis, suas vantagens e desvantagens. Saio daqui hoje com a mente mais aberta”.
Cursando o 6º período de Engenharia Ambiental, Gillianne Assis é uma das orientadoras do projeto e destaca como um dos pontos positivos a interação que ocorre entre os universitários e alunos do ensino médio. Gillianne também comenta sobre alguns dos temas abordados por ela e demais colegas de curso nas apresentações.
“Conversamos a respeito de eficiência energética, mostrando, por exemplo, as vantagens de se trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, o consumo diário pelo chuveiro elétrico, entre outros. Para facilitar o entendimento dos estudantes, nós relacionamos alguns conceitos com atividades do cotidiano e o resultado é sempre muito bom”.
A orientadora também ressalta que algumas atividades realizadas no POPTEC, como as visitas a laboratórios, servem como um incentivo para que os estudantes possam ingressar na Unifei futuramente. “A gente percebe que estes alunos gostam de estar aqui, saindo do cotidiano e visitando a universidade. Quando mostramos os equipamentos e projetos, por exemplo, provamos que a universidade não é nenhum bicho de sete cabeças como alguns pensam, além de passar um pouco do que aprendemos diariamente”.
O POPTEC ocorre desde 2014 e é organizado por cerca de dez discentes do curso de Engenharia Ambiental da Unifei, sob a coordenação do professor Rafael Balbino. No total, já participaram do evento mais de mil alunos de Itabira e região.