Governo de Minas divulga concurso para carreira de Especialista em Políticas Públicas
Nota do Enem é utilizada na primeira etapa. Segunda etapa consiste na frequência e conclusão da graduação em Administração Pública ministrada pela Fundação João Pinheiro
O Governo de Minas Gerais publicou o Edital Seplag-FJP nº 001/2018, que dispõe sobre o concurso público para provimento de 40 vagas da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O documento já está disponível nas páginas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro.
As inscrições custam R$ 60 e poderão ser feitas entre os dias 20 de junho e 20 de julho na página da Fundação Cefet Minas. Para participar, o interessado deverá, obrigatoriamente, se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018, entre os dias 7 e 18 de maio, uma vez que será necessário apresentar o número da sua inscrição no Enem e de seu CPF para a efetivação da inscrição no concurso público Seplag/FJP.
O edital prevê a destinação de 20% das vagas do concurso a pessoas negras; 3% a indígenas; 17% a pessoas de baixa renda que estudaram em escolas públicas, conforme Lei Estadual 18.974/2010; além de 10% para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei 11.867/1995.
Concurso
Os candidatos inscritos no concurso Seplag/FJP-2019 que forem aprovados com um mínimo de 350 pontos em cada prova objetiva e 500 pontos na redação do Enem 2018 serão classificados e os primeiros 40 convocados para a segunda etapa, que consiste na frequência e conclusão do curso de graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
Oferecido de forma gratuita, o curso tem duração de quatro anos, período em que os estudantes recebem uma bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo.
Após formados, os bacharéis recebem o título de Administradores Públicos e são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.
Carreira
Essenciais para o aprimoramento da gestão pública em Minas Gerais, os EPPGG são aptos a trabalhar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
A remuneração do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, pode corresponder a até R$ 5.100, aproximadamente, considerando o Vencimento Básico acrescido de 100% da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional – GDPI (valor variável).
Excelência
O Csap foi classificado em primeiro lugar entre os 1.857 cursos de Administração Pública e Administração do país no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente a 2015. No ranking geral, que engloba 8.121 cursos superiores de todas as áreas, o curso de graduação em Administração Pública da FJP obteve a segunda colocação, considerando a nota bruta geral.
O Enade é realizado com periodicidade trienal pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
O curso também recebeu a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) relativo a 2016. Divulgado pelo Inep/MEC, o IGC avaliou 1.741 faculdades de todo o país. Destas, somente 19 receberam conceito 5, sendo a Escola de Governo da FJP a única mineira a obter este conceito.
O Csap ainda obteve, em 2017, pela sétima vez, o selo de qualidade 5 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), da Editora Abril. Em sua 27ª edição, a avaliação mediu a qualidade de 16,7 mil cursos do país.