Alunos do Didi Andrade recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia
Realizada em escolas públicas e privadas de todo o país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia premiou nesta sexta-feira, 23 de novembro, os alunos destaques na avaliação realizada no mês de maio. O Colégio Municipal Professora Didi Andrade foi um destaque no município. Foram 27 alunos participantes, dentre estes, oito medalhistas (cinco de bronze, uma de […]
Realizada em escolas públicas e privadas de todo o país, a Olimpíada Brasileira de Astronomia premiou nesta sexta-feira, 23 de novembro, os alunos destaques na avaliação realizada no mês de maio.
O Colégio Municipal Professora Didi Andrade foi um destaque no município. Foram 27 alunos participantes, dentre estes, oito medalhistas (cinco de bronze, uma de prata e duas de ouro) e um acesso à Olimpíada Internacional.
O diretor da escola, Wagner Diniz Moraes, ressaltou durante a entrega sobre a importância de todo o trabalho que é desenvolvido pelos professores durante o ano para o resultado obtido. “O fato de estamos hoje, dia 23, prestes a terminar o ano, é só um momento de um trabalho de um ano inteiro. Muitos antes da prova acontecer, tivemos encontros semanais pra que os alunos estudassem, se preparassem”, disse.
Braço direito dos alunos nos estudos para a competição, a professora de Ciências, responsável pelo laboratório, Maria Kleire Rodrigues, falou à DeFato sobre o envolvimento do colégio com a Olimpíada. “Nós estamos envolvidos com esse processo há seis anos e é evidente a nossa evolução. Começamos com apenas uma medalha de bronze e hoje já chegamos ao quadro atual com duas medalhas de ouro e uma inserção na disputa internacional”, confirmou.
Ganhadora da medalha de bronze, a estudante Mariana Fernandes Rodrigues, demonstrou grande felicidade e o desejo de chegar ainda no lugar mais alto do pódio. “Eu fiquei muito nervosa porque era minha primeira avaliação desse tipo, mas eu quero continuar. Quero chegar na medalha de ouro”.
Condecorada com a medalha de ouro, Ana Carla Duarte, se surpreendeu com o resultado. “Espero conseguir mais medalhas de ouro. Eu até esperava alguma medalha de prata ou bronze, mas ouro eu nunca imaginei”, relata.
O incentivo dos pais para que os filhos se interessem em aprofundar nos estudos é essencial. Mãe da estudante Milena Magalhães, Roni Magalhães conta que incentivou e estudou com a filha para o exame. “Estudamos juntas e agora meus outros filhos estão motivados a participar também”.
Outra mãe que se mostrou orgulhosa dos resultados foi Vilma Fernandes, responsável Mariana Fernandes Rodrigues. “É muito gratificante, uma alegria enorme ela ter recebido essa medalha. Ela é muito esforçada e dedicada em tudo o que faz”.
Além de agraciada com a medalha de ouro a estudante Jucilene dos Santos, é a representante das escolas públicas de Itabira na competição internacional. Jucilene, que mora na zona rural do município, não conseguiu comparecer à entrega.