Bolsonaro demite ministro da Educação e já indica substituto
O presidente Jair Bolsonaro cumpriu com o que já havia sinalizado na semana passada e exonerou nesta segunda-feira, 8, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. O chefe do Executivo, inclusive, já anunciou o substituto para o cargo: o professor Abraham Weintraub. “Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o […]
O presidente Jair Bolsonaro cumpriu com o que já havia sinalizado na semana passada e exonerou nesta segunda-feira, 8, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. O chefe do Executivo, inclusive, já anunciou o substituto para o cargo: o professor Abraham Weintraub.
“Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta”, escreveu Bolsonaro em sua conta no Twitter.
Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Weintraub é mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Executivo do mercado financeiro, atuou no grupo Votorantim e foi membro do comitê de Trading da BM&FBovespa. Em 2016, coordenou a apresentação de uma proposta alternativa de reforma da previdência social formulada pelos professores da Unifesp. Weintraub atua como secretário-executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni. Ele assumirá o lugar do colombiano Ricardo Vélez.
O novo ministro tentará apagar incêndios no MEC. Desde que Vélez assumiu, a pasta viveu constante movimentação em cargos secundários. Ele também foi pressionado por parlamentares no Congresso Nacional a apresentar projetos concretos para a educação do Brasil. Na semana passada, Bolsonaro afirmou que era nítido que o trabalho do então titular não estava dando certo.
“Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, escreveu o presidente nesta segunda-feira.
Vélez esteve hoje pela manhã no Palácio do Planalto em reunião com o presidente e deixou o local pela saída privativa, sem falar com a imprensa.
(Agência Brasil)