Equipe EcoVeículo da Unifei participa de competição de protótipos que consomem pouca energia
A equipe EcoVeículo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) vai participar da 4ª Edição do Shell Eco Marathon 2019. As disputas irão acontecer entre os dias 16 e 16 de setembro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas nesta segunda (1º), nas redes sociais da instituição de ensino e da equipe […]
A equipe EcoVeículo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) vai participar da 4ª Edição do Shell Eco Marathon 2019. As disputas irão acontecer entre os dias 16 e 16 de setembro, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. As informações foram divulgadas nesta segunda (1º), nas redes sociais da instituição de ensino e da equipe EcoVeículo.
O EcoVeículo é um Projeto Acadêmico de Competição Tecnológica da Unifei que baseia sua missão em desenvolver protótipos de veículos com máxima eficiência. Com o trabalho, os estudantes aprendem a gerenciar e executar um projeto do começo ao fim.
Partindo do desafio da economia energética, o grupo se envolve com as mais diversas áreas, dentre elas mecânica de motores e transmissão, estrutura, sistema de direção, aerodinâmica, eletrônica, finanças, além das habilidades comunicativas que os integrantes desenvolvem ao se relacionarem com empresas e profissionais.para disputar duas competições anuais: Shell Eco-marathon Brasil e Shell Eco-marathon Americas.
Os projetos na Unifei começaram em 2005 e, ao longo dos anos, já conseguiram várias premiações. Os participantes são selecionados a cada ano por meio de um edital.
“Buscamos aprimorar o desenvolvimento tecnológico dos membros, estimulando sempre o trabalho mútuo, por meio de sua diversidade técnica e, ao mesmo tempo, agregando valores como desenvolvimento sustentável, respeito à diversidade social e controle energético, visando sempre projetar o melhor para o futuro”, informa a equipe EcoVeículo em suas redes sociais.
Shell Eco-marathon
A competição Shell Eco-marathon desafia estudantes de todo o mundo a projetarem, construírem e pilotarem veículos mais eficientes em termos de energia. A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos EUA fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis.
Este ano a Shell Eco-marathon Brasil tem uma novidade. Além das inscrições abertas para Protótipos de veículos das categorias Gasolina, Etanol e Bateria Elétrica, serão aceitos também veículos da classe Conceito Urbano. Mais informações estarão disponíveis no regulamento.
Prêmios Equipe EcoVeículo
Maratona de Eficiência Energética
• 2008: 3º colocado protótipo gasolina
• 2009: 1º e 2º colocados protótipos elétricos
• 2010: 3º colocado protótipo elétrico
• 2011: 2º colocado protótipo elétrico
• 2012: 1º colocado protótipo elétrico e 2º colocado protótipo etanol
• 2014: 2° colocado protótipo elétrico
Shell Eco-Marathon Brasil
• 2016: 1º colocado protótipo elétrico
• 2017: 2º colocado protótipo elétrico e 4º colocado protótipo gasolina
Shell Eco-Marathon Americas
• 2012: 6º colocado protótipo elétrico
• 2013: 7º colocado protótipo elétrico
• 2014: 3º colocado protótipo elétrico
• 2016: 7º colocado protótipo elétrico