Universitário itabirano consegue recursos na Vakinha Online para fazer pesquisa na Colômbia

O itabirano Lucas Rocha, estudante de pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está de malas prontas para a Colômbia. Ele viaja na próxima segunda-feira (22) para o país e dará início aos estudos no programa de intercâmbio Brasil-Colômbia, Bracol. Apesar de ter conseguido a vaga entre os alunos da universidade, o itabirano […]

Universitário itabirano consegue recursos na Vakinha Online para fazer pesquisa na Colômbia
O universitário itabirano visitou a DeFato para contar a novidade sobre a viagem|

O itabirano Lucas Rocha, estudante de pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) está de malas prontas para a Colômbia. Ele viaja na próxima segunda-feira (22) para o país e dará início aos estudos no programa de intercâmbio Brasil-Colômbia, Bracol.

Apesar de ter conseguido a vaga entre os alunos da universidade, o itabirano enfrentou grandes dificuldades financeiras para viabilizar a viagem. Mesmo com os obstáculos, Lucas não desistiu o sonho e recorreu ao site de financiamento coletivo Vakinha Online para captar recursos. O jovem arrecadou aproximadamente R$ 4.000, valor suficiente para custear os gastos necessários com passagens, passaporte, seguros, vistos e bagagem. A universidade que irá acolher Lucas na Colômbia financiará a sua estadia e parte da alimentação durante o programa.

Lucas está cursando pedagogia na UFSJ e foi o melhor colocado no edital de seleção que busca talentos na área. O itabirano é o primeiro da família a entrar em uma universidade pública e está muito feliz com a conquista de viajar pela primeira vez para o exterior. “Minha família tem muito orgulho de mim por toda a minha trajetória, principalmente minha mãe que mobilizou muitas pessoas para participar da campanha no Vakinha Online”, conta o universitário.

Lucas Rocha é o primeiro da sua família a cursar uma universidade pública

Pesquisa

A duração do estudo é de seis meses e está programado começar ainda este mês. Durante o período, o estudante irá desenvolver a pesquisas em educação, além de duas outras propostas já articuladas pelo aluno. “Terminarei lá a minha pesquisa sobre alfabetização de pessoas idosas e sobre educação e sexualidade”, conta.  Além de ser pesquisador, Lucas ainda é professor-alfabetizador de 17 pessoas idosas, em um projeto promovido pela própria universidade.

O estudante conta que enfrentou outros desafios além da falta de recursos financeiros até conseguir confirmar a permanência no programa. Segundo ele, os trâmites burocráticos das universidades envolvidas e os ruídos de comunicação com instituições. “A falta de informação dos setores responsáveis pelos processos foi o principal desgaste ”, disse Lucas. Apesar de estudar o espanhol, o universitário conta, ainda, tem muito a aprender sobre o idioma e acredita que a viagem de estudos irá contribuir muito para sua aprendizagem da língua.

Lucas Rocha era morador do bairro Clóvis Alvim 2 e estudou na adolescência na Escola Estadual Doutor José de Grisólia, no Amazonas, em Itabira. “ Essa escola me deu  condições para que hoje eu esteja conquistando mais essa etapa. Com todas as dificuldades que o ensino público enfrenta, foi lá eu me formei para ser quem eu sou”, contou Lucas, orgulhoso da sua trajetória acadêmica.

O universitário tem como motivação levar o nome de Itabira para outros lugares e ainda incentivar outros itabiranos a não desistirem dos seus sonhos. “Eu carrego comigo força e potência poética de Drummond com muito orgulho. É uma conquista que me impulsiona a movimentar e buscar para a minha cidade e meu país uma educação melhor”, disse Lucas.

Serviços relacionados