A era dos aplicativos
Aplicativos viraram ‘pontes’ para conectar pessoas a seus desejos
O mercado digital evolui de acordo com as práticas de consumo. Se antes o objetivo era realizar o maior número de tarefas pela internet, hoje o desafio é processá-las na palma da mão, com poucos toques. Aliás, os smartphones, que somam mais de 220 milhões de unidades em circulação no Brasil, vieram para fazer parte dessa transformação. Com a adesão dos celulares mais modernos, chegaram os aplicativos (apps) e suas diferentes funcionalidades, seja para pedir comida delivery, alugar um patinete, trocar mensagens instantâneas, solicitar serviços de transporte de passageiros, divulgar conteúdos, além de outras funções.
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Locomotiva, encomendado pela Revista Exame, pelo menos 45 milhões de pessoas já utilizam aplicativos nos smartphones no Brasil para algum tipo de atividade ou serviço.
Para se ter uma ideia, mais de 20 milhões de brasileiros utilizam apps de transporte. Considerando apenas o mercado da Uber, que chegou ao país meses antes da Copa do Mundo de 2014, o Brasil representa o segundo maior mercado da marca no mundo, permanecendo atrás apenas dos Estados Unidos.
No setor financeiro, os aplicativos se tornaram os protagonistas da disputa entre bancos tradicionais e digitais. Hoje, saem na frente aqueles que oferecem para os usuários mais praticidade e segurança.
Para surfar na onda da inovação, assim como os grandes portais do Brasil, o Grupo de Comunicação DeFato lançou, em 2019, um aplicativo que leva a informação ao leitor logo no ato de sua publicação, seguindo à risca o conceito de notícias em tempo real.
A ferramenta permite que o usuário escolha quais tipos de notícias quer receber. Ou seja, se você opta por conteúdo de política ou esportes, por exemplo, apenas esses assuntos serão entregues no seu smartphone, mesmo que haja outras dezenas de conteúdos sendo produzidos e publicados.
Com a ajuda do app, o portal DeFato Online, que é líder de audiência em Itabira e região, alcançou a marca de 3 milhões de acesso por páginas vistas em janeiro deste ano. O resultado foi comemorado pela equipe e tornou-se um indicador para as estratégias de marketing dos anunciantes.
A propósito, no âmbito da publicidade e propaganda, os aplicativos pontuam como mídia digital e inovadora que integra os planos de campanhas que pretendem atingir públicos seletos, que estejam atentos a conteúdo mais qualificado.
Como visto, os aplicativos vieram para transformar a nossa vida, facilitar, informar e dar acessos. Com eles, surgem novos mercados, produtos e serviços. Portanto, seja para você ou para sua empresa, o importante é identificar o que esses dispositivos trazem como benefícios e como eles podem facilitar o nosso dia-a-dia.
******************
Thiago Jacques
Diretor do Grupo de Comunicação da DeFato. Sócio Proprietário da Agência Ponte Propaganda. Professor Universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Mestre em Administração pela Puc-Minas. Pós-Graduado em Gestão Empresarial. Administrador. Tem Experiência Profissional nas áreas de Gestão, Marketing e Publicidade.