E-Sports
CBLoL: Riot anuncia mudanças para 2019
Riot Games anunciou diversas mudanças de 2018 para 2019; primeiro split já tem data para começar.
O Campeonato Brasileiro de League Of Legends, o CBLoL, vai passar por uma série de mudanças de 2018 para 2019. A Riot Games revelou no último sábado (8) um novo calendário, formato e regras para o torneio de LoL. Segundo a desenvolvedora, as alterações buscam proporcionar mais jogos, imprevisibilidade e emoção aos times e comunidade. O primeiro split do CBLoL 2019 também foi antecipado e já tem uma data para começar: dia 12 de janeiro.
Para 2019, a Riot Games planeja que os times se enfrentem três vezes durante a Fase de Pontos. Os embates, no entanto, não acontecerão em sequência. Com o novo calendário, após a Equipe A enfrentar a B na primeira semana, elas só se encontrarão novamente na semana 4, o terceiro e último confronto aconteceria na oitava semana.
Em 2018, os times jogavam sete rodadas de duelos melhor de três (MD3). O antigo formato contribuiu para acabar com os empates do meio da tabela. Em 2019, porém, a primeira etapa do CBLoL terá apenas partidas únicas.
As mudanças na agenda ocorreram para que a competição suporte o aumento de jogos. Agora, existe uma garantia de 84 partidas na Fase de Pontos, enquanto na série melhor de três partidas (MD3) o número variava de 56 a 84. Além disso, serão dez semanas em cada split, ao invés de sete, como ocorreu em 2017.
A Escalada foi substituída pelo tradicional mata-mata, ou seja, duas semifinais e uma final. A decisão foi tomada como consequência do aumento no número de semanas. Agora também serão realizados quatro jogos por dia.
Agora ao fim do split, a equipe que estiver na oitava colocação da tabela será rebaixada automaticamente, enquanto a primeira colocada do Circuito Desafiante se classificará para o CBLoL. A Série de Acesso acontece da seguinte maneira: o penúltimo colocado do CBLoL enfrenta o vice-campeão do CD para decidir quem fica na elite do cenário competitivo nacional.
Além disso, o Critério de Desempate será diferente no próximo ano. Na temporada 2019, serão considerados o maior número de vitórias nos três confrontos diretos entre as equipes (fase regular), menor tempo acumulado em vitórias e um novo embate direto entre as equipes (jogo único).