Yoga: conheça os benefícios do exercício que ajuda a reduzir a ansiedade

O Yoga é uma atividade física, respiratória e mental que combina posturas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento

Yoga: conheça os benefícios do exercício que ajuda a reduzir a ansiedade
Yoga surgiu na Índia e tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais indianas- Foto: Yoga Class

O Yoga envolve exercícios de controle respiratório chamados pranayamas como um meio de expandir e intensificar o fluxo da energia no interior do corpo para desintoxicar e limpar os canais de energia, fortalecendo a conexão com a vida.

“Os pranayamas são muito úteis para o controle da ansiedade”, observa a professora Nambir, que sugere um exercício de meditação especial para ajudar a harmonizar a respiração. A sequência inclui quatro etapas (que podem ser repetidas):

1) Inspire pelas narinas e expire pelas narinas;
2) Inspire pela boca e expire pela boca;
3) Inspire pelo nariz e expire pela boca;
4) Inspire pela boca e expire pelo nariz.

A prática é feita com o corpo sentado na postura meditativa, de forma confortável. Indica-se colocar as mãos com as duas palmas voltadas para o peito e polegares se tocando no coração. As inspirações e expirações são profundas e completas. E, ao respirar pela boca, o ideal é posicionar os lábios como se fosse assoviar.

O conteúdo continua após o anúncio

Além de ajudar a controlar os sintomas da ansiedade, o fortalecimento do corpo físico é uma consequência da prática comprometida.

“Entre os benefícios para o corpo, observamos um aumento da resistência física e mental, melhor capacidade respiratória, funcionamento dos órgãos, flexibilidade, entre outros. Ao se purificar com a prática, o corpo responde apresentando a sua excelência”, observa a professora.

Segundo Nambir, em pouco tempo são notáveis transformações profundas que vão desde mudanças nos hábitos autodestrutivos para hábitos saudáveis, até o aumento do foco e da clareza mental. “A prática aumenta a força interna para sustentar os desafios da vida com serenidade, a nossa força de vontade, a capacidade de presença e a conexão com a nossa alma.”

O Yoga é uma atividade física, respiratória e mental que combina posturas, técnicas de respiração, meditação e relaxamento.

Confira 8 benefícios do Yoga para o corpo e para a mente:  

  • Melhora a aptidão física, a força e a flexibilidade geral;
  • Promove o fortalecimento do sistema musculoesquelético;
  • Estimula o sistema endócrino (relacionado à produção de hormônios);
  • Expande a capacidade respiratória e exercita o sistema cognitivo (relacionado ao desenvolvimento intelectual);
  • Diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial;
  • Melhora a qualidade de vida;
  • Reduz o estresse;
  • Alivia a ansiedade, a depressão e a insônia.

Serviços relacionados