Descubra o que fazer para dar um “basta” à dor no trapézio

Com apenas seis exercícios você consegue alongar e relaxar a musculatura

Descubra o que fazer para dar um “basta” à dor no trapézio
Foto: Pixabay

Quem nunca teve uma contratura muscular no trapézio? Essa rigidez na musculatura que fica atrás do pescoço, a dor impedindo a realização de algum movimento, pode acontecer depois de praticar um exercício muito forte, uma noite mal dormida ou por excesso de tensão no corpo causada por estresse e preocupações.

O trapézio está entre os principais músculos do corpo humano, e pode apresentar quadros dolorosos bastante incômodos e que comprometem o bem-estar cotidiano do paciente. Trabalhos monótonos com trabalhos altamente repetitivos, esforços intensos, uso de computadores, cargas estáticas prolongadas, posturas de trabalho inadequadas ou uma combinação desses fatores são possíveis causas de distúrbios no pescoço e ombros na população.

O que fazer

Geralmente, os sintomas mais comuns são desconforto, dor, inchaço do músculo e dificuldade de movimentar a articulação. Pelo incômodo causado é muito comum as pessoas tentarem aliviar a dor através de aplicações de gelo, medicação, massagens e exercícios. Deixar o trapézio descansar e aplicar gelo sobre os músculos pode ajudar a aliviar a dor. Alguns medicamentos anti-inflamatórios também podem diminuir a inflamação e a dor.

As massagens nos chamados pontos-gatilho também ajudam muito na dor. Os exercícios como o alongamento e o relaxamento da musculatura favorecem um bem-estar, melhorando a circulação sanguínea e devolvendo a elasticidade do músculo.

Aprenda 

1. Sentado, estenda os braços para cima, cruze os punhos e as mãos, estendendo os braços sobre a cabeça. Tente manter os cotovelos para trás das orelhas. Permaneça por 15 segundos, repita por mais duas vezes.

2. Flexão de pescoço: Sentado, entrelace as mãos na nuca, empurre levemente a cabeça para baixo tentando encostar o queixo no pescoço. Deixe a coluna reta. Permaneça assim por 20 segundos.

3. Extensão do pescoço: De pé e com os joelhos semi-flexionados, incline a cabeça para trás, permitindo que o queixo fique voltado para cima. Repita por 10 vezes.

4. Sentado, com a postura ereta, coloque o braço direito atrás das costas e, com a outra mão, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, devagar. Mantenha-se assim por 30 segundos e então volte à posição inicial e repita para o outro lado.

5. Sente-se numa cadeira, mantendo pescoço, ombros e tronco retos. Primeiro, vire lentamente a cabeça para a direita. Volte à posição inicial e repita para o lado esquerdo. Faça o movimento 10 vezes para cada lado.

6. Em pé, com os pés unidos, apoie as mãos sobre uma superfície que esteja entre a altura do quadril e do ombro. Flexione o quadril, mantendo joelhos, cotovelos e coluna estendidos.

Mas saiba que não adianta praticar só quando está sentindo dor. É importante fazer os exercícios diariamente. Além disso, nunca se esqueça de procurar o médico caso a dor persista. Pode ser necessário a realização de exames complementares que servem para descartar ou diagnosticar outros problemas associados.

cassino criptomoedas

Serviços relacionados