Cinco hábitos para uma pressão arterial saudável

Problema está associado a fatores hereditários e ao consumo excessivo de sal

Cinco hábitos para uma pressão arterial saudável

Imagine uma mangueira vazia. Agora abra a torneira. A pressão dentro da mangueira aumenta e suas paredes se dilatam, empurrando a água, certo? Assim é nosso sistema circulatório. Funciona desta maneira: para manter a pressão arterial em níveis normais, os vasos sanguíneos se dilatam ou se comprimem de acordo com a necessidade. Mas se o volume de sangue aumenta demais, por mais que as artérias se expandam, o organismo não consegue controlar a pressão arterial. Como uma mangueira de borracha entupida.

Essa é a hipertensão. Entre as causas, ela pode estar associada a fatores hereditários e ao consumo excessivo de sal. Se não for controlada, pode causar vários problemas de saúde, como danos às artérias, aneurisma, doença coronariana e até o comprometimento dos rins. Dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido e visão turva podem ser alguns sinais de alerta.

Mas aí vem a boa notícia: manter bons hábitos de saúde podem minimizar ou até reverter esse problema. “A pressão arterial pode ser alterada dependendo do volume e espessura do sangue, da frequência cardíaca e da elasticidade dos vasos”, explica o enfermeiro, perito em resgate e transporte aeromédico e professor do curso Técnico em Enfer​magem do Senac em Três Corações Achilles Ferreira Luz. Confira cinco dicas para manter a saúde em dia.

1. Mantenha uma alimentação saudável

O excesso de sal e de gorduras saturadas, assim como a ingestão de gorduras trans, são amigos da hipertensão. Evitá-los é fundamental para manter a doença longe  ou para controlá-la. Utilize ervas frescas e desidratadas ao invés de sal.

2. Não fume

As substâncias tóxicas do cigarro provocam o enrijecimento das artérias, fato que compromete a passagem de fluxo sanguíneo e faz a pressão subir. Portanto, o ideal é eliminar de vez esse hábito.

3. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas de forma moderada não é prejudicial para a pressão arterial, mas exagerar na dose pode causar estragos, comprometendo o organismo.

4. Pratique exercícios físicos

Pessoas sedentárias têm cinco vezes mais chance de desenvolver hipertensão arterial do que indivíduos fisicamente ativos. A prática regular de exercícios ajuda no controle da pressão arterial, pois melhora o condicionamento físico do coração, fazendo com que ele não fique sobrecarregado. A atividade física facilita a circulação sanguínea, melhora a oxigenação e, automaticamente, colabora para reduzir a pressão alta.

5. Evite o excesso de peso

A grande quantidade de gordura corporal está associada ao aumento da pressão arterial. Por isso, eliminar o excesso de peso é uma ótima sugestão para a boa saúde.

O Senac promove atividades gratuitas para discutir temas relacionados à saúde e também prestar atendimentos gratuitos à população, feitos por seus alunos e professores. As próximas ações são as Semanas de Enfermagem em Barbacena​ e Itajubá. Confira! (Fonte Senac)