Treino HIIT para emagrecer: confira os benefícios

O objetivo desse tipo de treinamento é queimar gordura com mais intensidade, tanto durante o treino como nas horas seguintes

Treino HIIT para emagrecer: confira os benefícios
O treino HIIT é desenvolvido intercalando picos de alta intensidade e descansos – Foto ilustrativa

Quem quiser aproveitar o verão para queimar gordura pra valer e sem apelar para as dietas mirabolantes a dica é apostar no treino HIIT – sigla inglesa para “High Intensity Interval Training“, ou, treino intervalado de alta intensidade.

Isso significa que o treino HIIT é desenvolvido para o praticante atingir picos de alta intensidade em meio a períodos de descanso. Essa pausa pode ser ativa (quando a pessoa continua se movendo, mas em uma intensidade menor) ou passiva (a pessoa para o exercício completamente).

Função

Pela intensidade dos treinamentos, o exercício HIIT acaba conferindo maior condicionamento físico ao praticante, mas o principal objetivo do treino é a queima maior de calorias, tanto durante o treino como nas 24 horas pós-treino.

Também pela intensidade, os treinos HIIT duram pouco tempo, variando entre 10 a 30 minutos no máximo. Por isso a modalidade tem ganhado bastante popularidade, sendo uma aliada para quem tem pouco tempo para treinos longos no dia a dia.

Benefícios

Além da básica vantagem de perder peso, o praticante do treino HIIT acumula uma série de benefícios com a prática regular. Entre eles estão:

Metabolismo acelerado por mais tempo:

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Nas 24 horas seguintes após um treino HIIT, seu organismo pode queimar até 10% mais calorias do que queimaria num treino comum, já que o organismo precisa de mais oxigênio para se recuperar, o que leva a uma aceleração do metabolismo.

Mais capacidade cardiovascular:

Ao atingir os picos de intensidade durante o treino HIIT, o praticante atinge o condicionamento físico mais rapidamente, o que traz uma melhora no fluxo respiratório e consequentemente na frequência cardíaca.

Menos apetite:

Estudos mais recentes mostram que o treino HIIT pode influenciar positivamente os hormônios que despertam e estimulam a sensação de saciedade, o que reduz a sensação de fome ao longo do dia.

Melhora a sensibilidade à insulina:

A intensidade dos treinos HIIT faz com que o organismo aumente o uso de açúcar na corrente sanguínea como fonte de energia, o que é uma excelente notícia para quem tem doenças do grupo diabetes.

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