Casos de Diabetes podem dobrar até 2030

Uma alimentação equilibrada ajuda a prevenir doença

Casos de Diabetes podem dobrar até 2030

Pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem algum tipo de diabetes, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil, a doença acomete cerca de 7,8 da população adulta, entre os 28 e 70 anos de idade. O órgão alerta, entretanto, que o número pode dobrar até 2030, caso não haja intervenção no cenário global. Atualmente, quase 80% das mortes provocadas pela doença são registradas em países de média e baixa rendas.

 
No Dia Mundial contra o Diabetes, lembrado nesta quarta-feira, 14 de novembro, a OMS pede maior atenção para um problema cujas taxas de incidência estão aumentando em todo o planeta e também cobra dos governos ações para prevenir novos casos.
 
O diabetes tipo 1 se caracteriza pela ausência de produção de insulina. Os sintomas podem aparecer abruptamente e incluem excesso de excreção de urina, sede, fome constante, perda de peso, alterações na visão e fadiga.
 
O diabetes tipo 2 é provocado pelo uso ineficiente da insulina e geralmente resulta de excesso de peso e sedentarismo. Os sintomas podem ser similares aos do diabetes tipo 1, mas geralmente são menos marcantes. Por essa razão, muitos casos são diagnosticados em estágio mais avançado, quando as complicações já começam a aparecer. Até recentemente, a doença era identificada apenas em adultos, mas já há casos entre crianças.
 
O quadro de diabetes gestacional é resultado de hiperglicemia identificada pela primeira vez durante a gravidez. Os sintomas mais comuns são similares aos do diabetes tipo 2, embora esse tipo da doença seja geralmente identificado durante o pré-natal e não por meio de sintomas.
 
 
A doença
 
O diabetes é uma condição metabólica provocada pelo mau funcionamento do pâncreas que propicia o aumento do açúcar no sangue (hiperglicemia), que deixa de produzir insulina em quantidade suficiente ou quando o corpo não consegue efetivamente absorver a insulina que produz, o que aumenta a concentração de glicose. Suas causas são diversas, como herança genética, obesidade, hipertensão arterial, dentre outros. Com a diabetes, o risco de ataque cardíaco, insuficiência renal, derrame cerebral, problemas na visão e difícil cicatrização de lesões, é significativo. Por isso, é fundamental levar uma vida saudável para controlar o nível de glicose no sangue, evitando ou controlando o diabetes.
 
 
Prevenção
 
Adotar uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente são algumas das orientações. É importante buscar aconselhamento médico para que uma dieta personalizada seja estabelecida, pois as necessidades de cada paciente diabético são diferentes.
 
Algumas medidas são sempre bem vindas para combater o diabetes:
*Evitar os açúcares que são rapidamente absorvidos, pois os mesmos elevam os níveis de glicose no sangue rapidamente;
 
*Comer pouco e evitar refeições pesadas, porém, muitas vezes, dessa forma teremos a sensação de estarmos saciados;
 
*Evitar gorduras de origem animal, dando preferência ao azeite de oliva;
 
*Não consumir bebidas alcoólicas exageradamente;
 
*Consumir frutas, legumes, hortaliças e verduras.
 
 
Com agências 

Serviços relacionados