Itabira já tem 33 casos de dengue notificados em 2013
Subordinada à SES-MG a Gerência Regional de Saúde (GRS), em Itabira, abrange 10 municípios da região

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na última sexta-feira, 18, através de informe epidemiológico, já serem 6.525 os casos de dengue notificados em todo o estado até agora neste mês de janeiro. Em Itabira foram 33 casos notificados nesta primeira quinzena do ano.
Embora ainda não tenha sido registrada nenhuma morte por dengue grave este ano – em 2012 foram 13 óbitos – a SES-MG alerta que a maior parte da população com menos de 30 anos está susceptível à infecção pelo vírus Sorotipo DEN-4, com registro de reintrodução no país em 2011.
O vírus da dengue é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. Na lista das 30 cidades com maior número de casos de dengue notificados pela SES-MG, Ipatinga ocupa o topo com 1.557 casos, seguida de Timóteo com 765 e Coronel Fabriciano com 705 casos confirmados. Juntos os 30 municípios equivalem a 75% do total de casos no estado.
Completam a lista “top 12”: Uberaba (348); Montes Claros (346); Ibiaí (260); Ipanema (236); Ituiutaba (209); Governador Valadares (180); Centralina (172); Veríssimo (131) e Leopoldina (119).
Em Itabira, segundo o levantamento feito pela secretaria de casos notificados em cidades por 100 mil habitantes, em 2010 foram notificados 2.030 casos. No ano seguinte o número caiu para 849 e em 2012 houve nova queda, com 373 casos notificados.
Já conforme levantamento em toda Minas Gerais, de 2008 até janeiro deste ano os números alternaram. Dos 79.425 casos notificados naquele ano o número subiu para 83.838 (2009), depois foram notificados absurdos 268.440 casos (2010).
Nos últimos dois anos o controle da dengue foi mais efetivo e houve queda no número de notificações: 66.596 (2011) e 46.681 casos em 2012, além dos 6.525 registrados este mês.
Óbitos
De acordo com outro relatório divulgado pela SES-MG, o maior número de mortes confirmadas por Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e por Dengue com Complicação (DCD) ocorreu em 2010, com 106 casos. Em 2008 foram 16 casos confirmados e 24 outros no ano seguinte. Em 2012 foram registradas 22 mortes por dengue grave e no ano passado o número caiu para 13.
A última morte registrada no estado ocorreu no dia 27 de dezembro do ano passado no Hospital São Camilo, de Coronel Fabriciano. O paciente era do sexo masculino e morador de Timóteo.





