Monlevade receberá R$ 1,7 milhão em investimentos para a saúde

Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Wagner Fulgêncio Elias, que confirmou o repasse à Prefeitura de R$ 595.800,00, provenientes do Tesouro Estadual

Monlevade receberá R$ 1,7 milhão em investimentos para a saúde

Nessa semana, a Secretaria de Estado de Saúde firmou o compromisso de repassar mais de R$ 1.700.000,00 em verbas para a saúde em João Monlevade. Várias autoridades locais e regionais estiveram em solenidade, que ocorreu no auditório da Acimon. Apesar da ausência do Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, justificada pelas condições climáticas que impediram a viagem de helicóptero, o evento ocorreu conforme o planejamento.

O secretário foi representado pelo superintendente de Atenção Primária à Saúde, Wagner Fulgêncio Elias, que confirmou o repasse à Prefeitura de R$ 595.800,00, provenientes do Tesouro Estadual, visando a aquisição de duas ambulâncias, dois veículos tipo van, dois veículos de serviço e um aparelho de ultra-som, visando o fortalecimento técnico operacional e atendimento ao Sistema Único de Saúde de minas gerais.

Além disso, o Hospital Margarida receberá R$ 400.000,00, para aquisição de medicamentos e contratação de serviços para a entidade, e R$ 720.000,00, para ampliação do Pronto Atendimento da unidade.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde repassou ao superintendente duas demandas urgentes para a melhoria da saúde da cidade: a primeira se refere à liberação de uma Unidade Básica de Saúde, a ser construída em substituição ao Centro Social Urbano, e a outra sobre o credenciamento do Hospital Margarida para realização do Teste da Orelhinha em recém-nascidos.

Wagner Elias confirmou que o Secretário de Saúde, Antônio Jorge, marcará nova data para visitar João Monlevade, já que compreende a importância do fortalecimento da saúde da cidade para melhor atendimento à população. O superintendente ressaltou que o Estado busca fortalecer o atendimento primário, de forma a desafogar o atendimento de urgência nas unidades de saúde, e que este também deve ser o objetivo da cidade.

O prefeito Teófilo Torres ressaltou que estes investimentos mostram o compromisso da Administração Municipal em buscar recursos junto ao Governo Estadual e que este é apenas o primeiro passo de muitos, na busca pela melhoria da saúde em João Monlevade. Teófilo ressaltou que a intenção da Administração Municipal é realmente fortalecer o atendimento primário, iniciando pela ampliação do atendimento das quipes de Saúde da Família para toda a cidade.

Wagner Elias, o prefeito e funcionários da Secretaria de Saúde seguiram para visita ao Hospital Margarida, quando foi apresentado aos presentes a estrutura, o funcionamento, os projetos e as demandas da unidade hospitalar.

Serviços relacionados