São Gonçalo realiza Dia ‘D’ de vacinação contra paralisia infantil neste sábado
A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Vigilância em Saúde, realiza neste sábado (8), o Dia "D" de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A campanha nacional contra a doença seguirá até o dia 21 de junho. No município, a vacinação ocorrerá na Praça Central e em todos os […]

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Vigilância em Saúde, realiza neste sábado (8), o Dia "D" de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A campanha nacional contra a doença seguirá até o dia 21 de junho.
No município, a vacinação ocorrerá na Praça Central e em todos os PSF’s das comunidades rurais, de 8h às 17h. Para receber a vacina é necessário apresentar a caderneta.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças a partir dos seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, onze meses e 29 dias), o que em São Gonçalo representa 577 meninos e meninas.
Prevenção no Brasil
A Campanha 2013 é a 34ª realizada no país, que está livre do vírus da poliomielite desde 1990. A preocupação é com a possibilidade do surgimento de novos casos devido à importação do vírus de países ainda endêmicos ou de outros que restabeleceram a transmissão, muitos deles no continente africano. Mesmo com os bons resultados alcançados, a proximidade com grandes eventos internacionais como a Jornada Mundial da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas que, naturalmente, aumenta o fluxo de turistas, acendeu o alerta sobre os riscos de reintrodução do vírus.





