Itabira recebe primeira parcela para construção de Pronto Atendimento

Damon se reuniu com a diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Maria do Carmo

Itabira recebe primeira parcela para construção de Pronto Atendimento

O Ministério da Saúde liberou para a Prefeitura de Itabira a primeira parcela da verba para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O prefeito Damon Lázaro de Sena esteve em Brasília, na semana passada, e recebeu a confirmação de que os valores seriam liberados naquele mesmo dia.

Na capital federal o prefeito se reuniu com a diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Maria do Carmo. Entre as várias solicitações, ele pediu a liberação dos recursos para a construção do primeiro UPA da cidade. A diretora informou que naquele mesmo dia seriam creditados R$ 325 mil na conta da Prefeitura. A obra total da unidade que será construída no bairro João XXIII está orçada em cerca de R$ 3,5 milhões.

A diretora também anunciou que, atendendo ao pedido do prefeito, o Ministério da Saúde vai liberar recursos na ordem de R$ 3,6 milhões para equipar as duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – uma do Hospital Nossa Senhora das Dores, com 10 leitos e a outra do Hospital Carlos Chagas, com 20 leitos.

Damon apresentou um relatório circunstancial do cenário dos serviços de saúde no município e solicitou o credenciamento de serviços de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de urgência e emergência, composta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e UPA.

O prefeito solicitou recursos para a aquisição de equipamentos de ressonância magnética – para atender usuários do SUS em exames de imagenologia de alta complexidade – e de um acelerador linear – que permitirá ao município a implantação do serviço de radioterapia para tratamento de usuários do SUS. Juntos, os equipamentos deverão custar quase R$ 5,5 milhões.

“Estes dois pedidos ainda estão em análise no Ministério da Saúde, mas acredito que, assim como as demais solicitações que fizemos, estas também serão atendidas. Vamos aguardar esta análise e vamos cobrar sempre. O que percebemos é que o Governo Federal reconhece que Itabira é uma cidade polo, que atende a usuários de vários municípios e, sendo assim, estes equipamentos são de grande importância. Saí desta reunião otimista e bastante esperançoso”, avaliou o prefeito.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento que Damon pretende construir no bairro João XXIII segue o padrão adotado pelo Governo Federal, lançado em 2003 como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência.

A UPA funcionará como uma unidade intermediária entre o PSF e os hospitais e ajudará a desafogar o pronto-socorro, ampliando e melhorando o acesso dos itabiranos aos serviços de urgência e emergência.

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que estes pacientes sejam sempre encaminhados ao pronto-socorro.

A UPA deverá funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura contará com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. A expectativa é de que na própria sejam solucionados, em média, 97% dos casos.

“É uma estrutura grande. Quando optamos por instalar no João XXIII a primeira UPA, levamos em consideração, principalmente, a grande concentração populacional da região. Quando estivermos atendendo bem aquela região com todos os serviços da UPA, certamente haverá uma grande redução de atendimentos no pronto-socorro. Mas nossa intenção é levar para outras regiões pelo menos mais duas UPAs”, concluiu Damon.

Serviços relacionados