Cuidados com a alimentação devem ser redobrados nesta época do ano
A supervisora de Nutrição do HNSD, Patrícia Guerra dá dicas sobre cuidados com a alimentação no verão

A supervisora da equipe de Nutrição do Hospital Nossa Senhora das Dores, Patrícia Guerra, dá informações importantes para você curtir de forma mais leve o verão.
Por que é tão comum a sensação de cansaço no verão?
A temperatura, nesta época do ano, fica mais elevada e a temperatura corporal também se eleva. Isso acontece naturalmente e, associado à alimentação rica em sal e em gordura, gera sensação maior de cansaço.
Como as pessoas podem manter-se mais dispostas apesar do calor intenso?
Uma das orientações básicas para enfrentar melhor este clima é consumir no mínimo 2 litros de água por dia. Fazendo isso, a pessoa consegue manter as reações metabólicas normais, permitindo que o organismo funcione adequadamente.
É importante não esperar sentir sede para ingerir água, porque quando a pessoa sente sede, é um sinal do corpo de que ele está desidratado. O ideal é ingerir a água ao longo do dia.
Qual o tipo de alimentação que se deve evitar e qual a mais adequada neste período de altas temperaturas?
Evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e sal, como embutidos, enlatados. Aumentar o consumo de alimentos mais leves, como frutas e verduras, pois são ricos em fibra e dão a sensação de saciedade. Os sucos naturais também são recomendados, mas sem adição de açúcar, ou uso em pouca quantidade.
Quais os problemas que uma alimentação inadequada poderá causar?
Problemas como a desidratação, a retenção de líquido, o aumento da pressão (em caso de consumo excessivo de sal), aumento do peso, desânimo, sensação de empachamento (estômago muito cheio).





