Presidente da Câmara de Nova Era rebate vice-provedor: “Foi infeliz”

Comitiva de Nova Era, com ajuda de deputado Nilmário Miranda, buscou recursos para o Hospital São José

Presidente da Câmara de Nova Era rebate vice-provedor: “Foi infeliz”

Na edição 253, em janeiro deste ano, a Revista DeFato trouxe matéria a respeito da situação do Hospital São José, em Nova Era, que corre risco de fechar por causa de dificuldades financeiras. Na oportunidade, o vice-provedor da instituição, Ubiraci Pereira, afirmou que a falta de visão da Câmara de Vereadores atrapalha a negociação por uma verba maior de repasse da prefeitura. A fala não foi muito bem recebida pelo presidente do Legislativo, Roberto Bicalho (PT), que disse que o gestor foi infeliz.

“Esse senhor (Ubiraci Pereira) foi muito infeliz nas suas declarações. Ele deveria frequentar mais as reuniões da Câmara, assim ficaria sabendo do empenho da Mesa Diretora e dos demais vereadores com relação ao Hospital São José. Atirar pedras é muito fácil”, afirmou o presidente da Câmara.

De acordo com Roberto Bicalho, o Legislativo pediu a Ubiraci um relatório detalhado das despesas do Hospital São José e não obteve resposta, mesmo com a promessa de que os dados seriam divulgados no meio do ano passado.  “Se for preciso vamos votar a favor do aumento do repasse para o hospital, mas é preciso que a coisa seja transparente. Como dizem os jovens, se eu fosse o senhor Ubiraci, eu pedia para sair”, disse o vereador.

Segundo o vice-provedor, o Hospital São José tem dívidas na ordem de R$ 500 mil. O débito está parcelado em prestações mensais de R$ 25 mil. A Prefeitura repassa ao Pronto-Atendimento mensalmente R$ 82 mil, mas o valor é insuficiente para suprir os gastos. Caso o hospital feche, haverá demissão de 62 funcionários e o prédio se transformará em hotel. 

Busca por recursos

Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, o presidente da Câmara, acompanhado do deputado federal Nilmário Miranda (PT), do provedor do Hospital São José, José Rômulo Martins da Costa, e da administradora Anelise Alves Tuler, esteve em Belo Horizonte para buscar recursos para a unidade de saúde.

O grupo de Nova Era se reuniu com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães. A administradora Anelise Alves Tuler informou que os recursos serão usados para reforma dos banheiros das enfermarias, substituição de equipamentos do pronto-atendimento, aquisição de novos instrumentos para o setor de oftalmologia e compra de um autoclave e de equipamentos de anestesia. Os investimentos podem chegar a R$ 400 mil. 

Serviços relacionados