Enfermeiro do Hospital Nossa Senhora das Dores dá recomendações para entrada e permanência na área hospitalar

Enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção, Márcio Melo

Enfermeiro do Hospital Nossa Senhora das Dores dá recomendações para entrada e permanência na área hospitalar

Para garantir maior segurança ao paciente, acompanhante e visitante, o Hospital segue normas do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que podem gerar dúvidas para as pessoas. Por isso, o enfermeiro do Serviço de Controle de Infecção, Márcio Melo, fala sobre as particularidades deste ambiente e os cuidados que as pessoas devem ter para entrada no Hospital. 

O Ambiente hospitalar é igual a qualquer outro ambiente social?

Não. É muito importante que o cliente, acompanhante, ou visitante entenda que o ambiente hospitalar é diferente dos demais ambientes da comunidade. Ele não é como um shopping ou um prédio qualquer. Estamos falando de um ambiente no qual existem pessoas doentes com vários tipos de enfermidades, infecciosas e não infecciosas. É preciso que haja uma conscientização de que o Hospital é um ambiente especial.

Qual a conduta que a pessoa deve ter quando visitar um paciente?

Neste ambiente, a conduta é mais voltada para prevenção de doenças e  problemas que podem ocorrer. Uma preocupação que se deve ter é quanto ao vestuário. São exigidos roupas e sapatos adequados para as visitas.

O ideal seria calça tanto para mulher como para o homem, sapato fechado, não usar roupas justas ao corpo ou decotadas, pensando nos riscos biológicos que temos neste ambiente. Todas as normas de segurança por parte do Hospital são tomadas, mas ainda assim há o risco.

Como o acompanhante deve se comportar durante a permanência no ambiente Hospitalar?

O acompanhante é destinado apenas para a pessoa que ele está acompanhando. Ele não deve transitar pelas alas do hospital sem que haja a real necessidade, por uma questão de segurança do paciente e do acompanhante. É importante não assentar ou deitar no leito do paciente, higienizar as mãos com água e sabão e álcool a 70% antes e após o contato com o paciente. Isso previne a infecção hospitalar. Em caso de dúvida, o acompanhante deve procurar o enfermeiro responsável.

Há recomendações quanto às visitas à UTI e Berçário? 

Para as alas críticas, UTI e o Berçário Neo-Natal, valem as mesmas recomendações anteriores: uso de roupas e sapatos adequados, visita somente àquele paciente específico e, em caso de dúvida, consultar o enfermeiro do setor.

Quanto à solicitação de documentação ao visitante e acompanhante para entrar Hospital, às vezes existe a resistência. Por que é tão importante a identificação por documento antes de entrada no ambiente hospitalar? 

Nós trabalhamos com a segurança do paciente. A Vigilância Sanitária e o Ministério da Saúde estão voltados para esta questão. Esta segurança envolve desde a entrada do paciente até a saída dele.

 

Com base nisso, é fundamental que o visitante se identifique para Recepção, apresentando o documento com foto. Isso não é nenhum capricho na Instituição, mas sim o cumprimento da segurança que devemos ter com os pacientes. 

Serviços relacionados