Monlevade deve inaugurar base do Samu ainda este ano, diz prefeito

Segundo prefeito, Samu monlevadense terá duas ambulâncias, sendo uma UTI móvel

Monlevade deve inaugurar base do Samu ainda este ano, diz prefeito
João Monlevade deve inaugurar, até dezembro deste ano, uma base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Segundo o prefeito Teófilo Torres, o cronograma foi discutido na última reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde, que reúne 103 cidades, inclusive Itabira.
 
A Prefeitura de João Monlevade já alugou a sede para o funcionamento da base. “Ficou definido que agora, em setembro/outubro, será feito o treinamento dos funcionários. Se tudo caminhar dentro do que está no cronograma, acredito que em dezembro a base de Monlevade esteja funcionando”, afirmou Teófilo.
 
Com população estimada em 78 mil habitantes, segundo o IBGE, João Monlevade não tem Samu nem Corpo de Bombeiros. Quem assume grande parte da demanda de ocorrências, principalmente acidentes nas rodovias que dão acesso à cidade, é o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), que conta com a parceria da Prefeitura. Quando acionados, o Corpo de Bombeiros e o Samu de Itabira também dão suporte.
 
A base monlevadense do Serviço de Atendimento de Urgência terá uma UTI móvel e uma ambulância comum. Segundo o prefeito, já foi feita vistoria no Hospital Margarida para avaliar sua capacidade de atendimento. Quando o Samu começar a funcionar, o centro de regulação será concentrado em Belo Horizonte, que receberá todas as ligações e acionará a ambulância mais próxima. O centro de regulação vai abranger todas as cidades que aderiram ao consócio Aliança, inclusive Itabira.

Serviços relacionados