Usuários do PSF devem apresentar o cartão SUS para serem atendidos

Aqueles que não possuem o cartão, precisam solicitar sua confecção o mais rápido possível

Usuários do PSF devem apresentar o cartão SUS para serem atendidos

Os usuários das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) devem ficar atentos. Desde o dia 1º de junho deste ano é necessário apresentar o cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar qualquer tipo de procedimento na rede pública. Esta é uma exigência do Governo Federal que está transferindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). A transferência integrará vários sistemas de saúde em um único software, o e-SUS.

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança vai melhorar o registro de informações prestadas aos usuários do SUS, garantindo ações mais efetivas para a população. Assim, para incluir qualquer tipo de procedimento ou consulta no e-SUS é necessário possuir o número do cartão nacional do SUS. Segundo a superintendente de Ações em Saúde do Município, Vânia Maria Maimone Ribeiro, o cartão do SUS é exigido em todo o país. Portanto, os usuários que utilizam os serviços do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) também devem apresentar o documento.

Aqueles que não possuem o cartão, precisam solicitar sua confecção o mais rápido possível. Para isso, o requerente deve procurar sua unidade de saúde com a certidão de nascimento, CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço.

Serviços relacionados