Estoque de vacinas contra a gripe acaba nos 3 primeiros dias de campanha
Campanha de vacinação registrou grande procura nos três primeiros dias em Itabira e estoques agora estão zerados

A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira informou nessa terça-feira, 2 de maio, que não tem mais vacinas contra gripe à disposição da população. Todo o estoque foi zerado em apenas três dias de campanha. De acordo com a SMS, 15.130 pessoas foram imunizadas entre quinta-feira (28/04) e sábado (30/04), quando foi realizado o Dia D e os postos receberam grande procura. A meta de Itabira é vacinar 26 mil até o dia 20 de maio, data em que a campanha se encerra.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Lumênia Souza Duarte, não há mais doses em nenhuma unidade de saúde. “Já acionamos a Gerência Regional de Saúde solicitando mais doses, porém, fomos informados de que o Estado ainda não tem previsão de quando os municípios serão reabastecidos”, explica.
A diretora conta que todos os anos o Governo do Estado libera as vacinas gradativamente. Este ano está prevista a liberação de mais três lotes para Itabira. “A população-alvo já é pré-definida pelo Ministério da Saúde, assim como o número de pessoas que devem ser imunizadas. Este ano o processo ocorreu como em todos os anteriores, porém, nesta campanha ocorreu um fato atípico: a população, que sempre protelou a ida à unidade de saúde para se imunizar, preferiu tomar a vacina no início. O esquema de distribuição não suportou”, explica Lumênia Duarte. Ela lembra que no ano passado o Governo Federal teve que estender o período da campanha para garantir que os municípios cumprissem a meta de cobertura.
O adiantamento da temporada de gripe e os vários casos já registrados no país levaram a população às unidades de saúde a antecipar a vacinação. Ao menos nove estados registram falta da vacina. Vários municípios que anteciparam a campanha de vacinação preferiram não realizar o Dia D de Vacinação, ocorrido sábado, porque não possuíam doses suficientes para atender o público-alvo.
“Pedimos que a população se tranquilize, pois mais doses chegarão no município ainda durante o período da campanha, que se encerra no dia 20 de maio”, conclui Lumênia Duarte.





