HMCC inaugura Maternidade referência para o SUS em Itabira e região

O pequeno Emanuel foi o primeiro bebê a nascer na nova Maternidade do HMCC

HMCC inaugura Maternidade referência para o SUS em Itabira e região

O dia 22 de julho de 2016 já está marcado como especial na história de Penha Conceição dos Santos. Logo pela manhã, ela foi a primeira gestante a ser atendida na nova Maternidade do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), inaugurada nesta sexta, às 7h, para se tornar referência de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às futuras mamães e bebês de 12 municípios da microrregião de Itabira.

“Ser a primeirona da lista é ainda melhor. Fui encaminhada para cá e fui muito bem atendida. Sinto privilegiada. Aqui sempre foi um hospital de referência e eu espero que depois dessa mudança continue melhor, não só para mim mas para todas as mamães que vão chegar aqui ainda. É um dia muito especial”, agradece Penha, que deu à luz ao pequeno Emanuel, o primeiro a nascer na nova Maternidade, de parto cesáreo na 40ª semana, devido a gravidez da mãe ser de alto risco.

Pouco mais tarde, foi a vez da pequena Ana Beatriz, a primeira a nascer de parto normal no HMCC, com 37 semanas. A mãe, Priscila Meireles da Silva, que duas horas depois já estava almoçando e com a filha no quarto, comemorou. “É melhor porque a recuperação é mais rápida. A gente se emociona, se sente realizada, um alívio.”

O novo setor opera hoje com sala de triagem, sala de observação, consultório médico, sala de parto, sala de atendimento às urgências obstétricas e neonatais, sala cirúrgica para procedimentos obstétricos e Alojamento Conjunto, para internações após o parto. Com a conclusão de novas obras realizadas pela Fundação São Francisco Xavier, prevista para a primeira semana de agosto, a estrutura completa da Maternidade contará também com sala exclusiva para curetagens, sala de pré-parto e dois quartos da chamada Sala de PP (Pré-parto e Parto), um dos grandes diferenciais por incentivar o parto normal e possibilitar o maior contato possível entre a mãe e o bebê em um mesmo ambiente, garantindo acolhimento e bem-estar materno.

A Maternidade do HMCC possui capacidade para realizar cerca de 150 partos por mês. Para isso, uma equipe capacitada, com 72 colaboradores, incluindo médicos obstetras, pediatras e anestesistas, fonoaudióloga, enfermeiros e técnicos em enfermagem atua na realização de partos normais e cesáreos. A unidade é ainda pronto atendimento 24 horas para gestantes, puérperas e assistência às gestantes com complicações na gravidez.

Para o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos, todos os esforços estão focados na valorização do cuidado ao paciente e na humanização do atendimento às mães e filhos. “Ao inaugurar a Maternidade e, consequentemente, ampliar o número total de leitos do hospital de 57 para 81, a Fundação quer oferecer um padrão de excelência na assistência materno-infantil com as mesmas diretrizes do Hospital Márcio Cunha. Trazemos nossas práticas, amparadas em evidências científicas, promovendo e criando condições adequadas para o parto, principalmente o normal, sem mitos e medos, mostrando ainda a importância do aleitamento materno e dos testes de triagem nos bebês, já nos primeiros dias, reforçando o nosso compromisso com a qualidade e a segurança”.

cassino criptomoedas

Serviços relacionados