Três macacos são encontrados mortos por morador de Nova Era

Uma pessoa teria encontrado os animais em seu terreno e chamou o setor responsável da prefeitura para uma avaliação

Três macacos são encontrados mortos por morador de Nova Era

Três macacos foram encontrados mortos por um morador do bairro Sagrada Família, em Nova Era nessa segunda-feira, 15 de janeiro. A suspeita da comunidade local é de que os animais tenham sido vítimas de febre amarela.

De acordo com informações de um desses moradores em redes sociais, uma pessoa teria encontrado os animais em seu terreno e chamou o setor responsável da prefeitura para uma avaliação. Segundo o morador, os primatas não foram recolhidos para análise. “Não posso afirmar a causa da morte, mas, três macacos aparecerem mortos em tempos de febre amarela, é de se preocupar”, disse na postagem.

Já nesta terça-feira, a Prefeitura de Nova Era divulgou um comunicado sobre o caso e a questão da febre amarela no município. O governo informou que não foi possível fazer a coleta e o encaminhamento dos macacos à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, devido ao avançado estado de decomposição dos bichos.

Segundo o comunicado, em razão da extensa área de vegetação do município de Nova Era, não é raro encontrar primatas mortos, seja por causas naturais, agressões ou doenças transmissíveis. “Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são as vítimas da doença. A febre amarela é transmitida pelos mosquitos vetores Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e pelo Aedes aegypt (ciclo urbano). A morte dos macacos é apenas um alerta para as autoridades municipais e estaduais”, diz o informativo.

Segundo o informe , desde o ano de 2017, o município de Nova Era está em alerta devido a ocorrência de casos positivos em Minas Gerais e que a cidade não possui até o momento nenhum caso humano suspeito de febre amarela e mais de 90% da população está imunizada.

A vacina está disponível no Centro de Saúde Ruth Guerra, às quartas e sextas-feiras, e nas demais unidades de saúde, de 7h às 16h.