“Se o Hospital Margarida fechar, vai sobrar para todo mundo”, diz provedor

Um eventual fechamento do Hospital Margarida, de João Monlevade, deixaria pacientes de pelo menos sete cidades da região sem saber para onde ir. A instituição está à beira do colapso financeiro, com salários atrasados e endividamento. “Tem vários hospitais na mesma situação. Se não acontecer alguma coisa, não vai fechar só o Hospital Margarida, vai […]

“Se o Hospital Margarida fechar, vai sobrar para todo mundo”, diz provedor

Um eventual fechamento do Hospital Margarida, de João Monlevade, deixaria pacientes de pelo menos sete cidades da região sem saber para onde ir. A instituição está à beira do colapso financeiro, com salários atrasados e endividamento. “Tem vários hospitais na mesma situação. Se não acontecer alguma coisa, não vai fechar só o Hospital Margarida, vai fechar diversos hospitais e pode morrer muita gente”, declarou o provedor José Roberto Fernandes à reportagem do DeFato Online.

Para agravar a situação, Monlevade vive atualmente uma situação grave em relação à dengue, com 314 casos suspeitos, 64 confirmados e três mortes confirmadas.

As autoridades de saúde do município ainda não têm um plano B, mas, na hipótese de o hospital parar de funcionar, a demanda, segundo o provedor José Roberto, seria redirecionada principalmente para as cidades de Belo Horizonte, Ipatinga e Itabira.

O provedor alerta que, se o atendimento for interrompido, pode acontecer um efeito dominó na região inteira. “Se a gente fechar, é possível que outros hospitais fechem junto ou fechem logo depois, porque as instituições não aguentariam atender todo mundo sem receber. O problema não é só nosso. É um clamor dos hospitais filantrópicos do Estado inteiro”, disse, referindo-se à falta de repasse de verbas por parte dos governos do Estado e Federal, que atinge também outros municípios mineiros.

https://www.defatoonline.com.br/com-dividas-de-r-165-milhoes-hospital-margarida-vive-a-pior-crise-da-historia/

https://www.defatoonline.com.br/crise-no-hospital-margarida-em-monlevade-compromete-saude-em-sete-municipios/

https://www.defatoonline.com.br/salarios-atrasados-e-surto-de-dengue-agravam-crise-no-hospital-margarida-em-monlevade/

Atendimento regional

De acordo com dados do setor de controle da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, em 2018 o Hospital Margarida realizou 4.863 internações, 2.314 tomografias, 27.503 sessões de hemodiálise e 297.435 atendimentos ambulatoriais, raios-x e exames diversos.

O relatório inclui pacientes da própria cidade, da BR-381 e dos municípios de Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Era, Alvinópolis, São José do Goiabal e Bela Vista de Minas.