Giárdia em pets: como diagnosticar, tratar e prevenir?

Diante da suspeita, o melhor é sempre levar seu amigo pet ao veterinário

Giárdia em pets: como diagnosticar, tratar e prevenir?
Foto: Reprodução/Instagram Dr. Pet

A giárdia é uma doença muito comum em cães e gatos, causada por verme. Sua ocorrência vem crescendo muito nos últimos anos, e é uma das principais causas de atendimento na clínica Dr. Pet, em Itabira. Mesmo com o uso frequente e correto dos vermífugos em cães e gatos, esse verme acomete mais frequentemente os animais quando ainda são filhotes.

A transmissão da giárdia geralmente ocorre pela ingestão de água ou alimento contaminado com os ovos do verme. Os principais sinais apresentados são diarreia, vômito, dor abdominal, grande presença de gazes no intestino, desidratação e perda de peso. Em casos mais graves, pode até mesmo causar óbito.

A principal forma de diagnóstico da doença é através do exame de fezes, que é feito no laboratório. Se o animal for positivo para a doença, o tratamento envolve o uso de antibióticos, remédios contra verme e pode até mesmo requerer internação, a depender do estado de saúde.

Para prevenir a giardíase, deve ser feito o protocolo de vermifugação com medicações adequadas, já que não são todos os vermífugos presentes no mercado que possuem ação contra a giárdia. Na Dr. Pet também temos, à disposição dos nossos pacientes, a vacina que protege contra a giárdia.

Mantenha os vermífugos e protocolo de vacinação em dia!

Dr. Pet

Endereço: R. Alfredo Sampaio, 284 – Pará, Itabira – MG

Telefone: (31) 3834-2035/(31) 98950-5517

Redes sociais: Facebook e Instagram

cassino criptomoedas

Serviços relacionados