Vermes em cães e gatos: o que eu devo saber?

A verminose é um perigo silencioso, muitas vezes difícil de perceber

Vermes em cães e gatos: o que eu devo saber?
(Imagem ilustrativa)

A verminose é muito comum em cães e gatos e pode ocasionar sérios problemas e até mesmo por em risco a vida dos nossos melhores amigos. É um perigo silencioso, muitas vezes difícil de perceber.

Mesmo os animais bem cuidados estão expostos à verminose. Tanto cães quanto gatos podem se contaminar pela água, alimentos, passeios e contato com outros animais.  Algumas verminoses são transmitidas ao homem e são as chamadas zoonoses, portanto mais um motivo para manter a saúde do seu bichinho em dia.

Os filhotes de cães e gatos estão mais expostos à contaminação de vermes devido à transmissão da mãe para os bebês na hora do parto ou no momento de mamar. Os vermes podem ser encontrados no intestino, coração, estômago, esôfago, pulmão e rins. Os mais comuns são os vermes que acometem o sistema gastrointestinal. Por isso, os sintomas mais frequentes são a diarreia e o vômito.

Como vou saber se meu pet tem verme? Como falamos acima, é uma doença silenciosa, mas alguns animais podem apresentar:

– Perda de peso;
– Diarreia;
– Vômito;
– Dor abdominal;
– Fezes moles e/ou com sangue;
– Aumento de volume abdominal;
– Prurido da região perianal (coceira no bumbum);
– Perda de apetite;
– Atraso no crescimento: pode ser observado no caso de filhotes;
– Perda do brilho nos pelos.

O exame de rotina é fundamental para que o veterinário faça um check-up no paciente e diagnostique uma eventual verminose. Na clínica Dr. Pet, em Itabira, sempre que há suspeita de que o animal tem verminose, são pedidos os exames necessários para o diagnóstico. Mas a prevenção sempre é o melhor remédio. Por isso, segue o protocolo para vermifugação:

– Filhotes: 1ª dose aos 15 dias de vida, com reforço após 15 dias, repetindo o intervalo até os 45 dias de vida.

– Animais adultos: a vermifugação deve ocorrer de 4 em 4 meses.

– Cadelas e gatas prenhes: devem ser vermifugadas a partir de 45 dias de gestação. Posteriormente, deve ser tratada simultaneamente com os filhotes, no 15º dia pós-parto.

Outra dica importante! Mantenha sempre o ambiente limpo para diminuir a reinfecção dos animais. Em casa, remova as fezes do piso imediatamente e lave o local. Ao passear pela rua, recolha as fezes de seu animal e contribua para manter a cidade limpa, a saúde dos animais e a de sua família.

DrPetDr. Pet Clínica Veterinária

Endereçeo: Rua Alfredo Sampaio, 284, bairro Pará, Itabira
Telefones: (31) 3834-2035 / (31) 98950-5517 (WhatsApp)
Redes sociais: facebook.com/drpetitabira

Serviços relacionados