Passaporte Estrada Real registra passos de viajantes pela rota turística

A Estrada Real é a maior rota turística do país, reunindo quatro caminhos (veja abaixo). São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Itabira, com o distrito de Ipoema, integra o Caminho dos Diamantes. A Estrada Real resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e […]

Passaporte Estrada Real registra passos de viajantes pela rota turística

A Estrada Real é a maior rota turística do país, reunindo quatro caminhos (veja abaixo). São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Itabira, com o distrito de Ipoema, integra o Caminho dos Diamantes. A Estrada Real resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. E para marcar este percurso foi criado o Passaporte Estrada Real – um registro único de todos os passos do viajante pela maior rota turística do Brasil. As informações são do Instituto Estrada Real.

O passaporte é gratuito e individual. Cada pessoa deverá ter seu próprio passaporte, mesmo viajando em grupo. Para adquiri-lo, é preciso acessar o site www.institutoestradareal.com.br/passaporte e preencher um cadastro. A confirmação da emissão do passaporte é enviada por e-mail. O viajante pode pegar o seu documento em pontos de retiradas que também estão relacionados no site.

A cada parada em uma cidade da Estrada Real, um novo carimbo confirma a sua passagem pelas belíssimas paisagens mineiras. Os carimbos são a prova de que você passou por determinada cidade. Durante o percurso, você encontrará diversos Pontos de Carimbo espalhados por algumas cidades que fazem parte do Caminho. Para saber onde obter o carimbo, entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista da Cidade ou procure a Secretaria Municipal de Turismo.

Para completar o passaporte, só é aceito um carimbo por cidade. Portanto, é importante conhecer bem cada cidade, explorar os Pontos de Carimbo e escolher o preferido para registrar a aventura. Ao percorrer todo o Caminho e obter um carimbo por cidade, o viajante recebe um certificado digital. Para isso, tem de enviar um e-mail para [email protected] Entretanto, cada Caminho exige seu número mínimo de carimbos:

Confira os caminhos e quantos são os carimbos em cada um deles
Caminho dos Diamantes: 10 carimbos
Caminho Novo: 8 carimbos
Caminho Velho: 14 carimbos
Caminho do Sabarabuçu: 04 carimbos