Turismo sustentável une crescimento econômico à preservação do ambiente e da cultura

A sustentabilidade no turismo é uma forma de controlar o fluxo de pessoas em determinado destino, para garantir que ele seja preservado

Turismo sustentável une crescimento econômico à preservação do ambiente e da cultura

O turismo sustentável visa atender as necessidades dos turistas e prezar pelo meio ambiente que é visitado, ajudando a economia local e diminuindo os impactos ambientais. Principalmente aqui no Brasil, onde boa parte dos turistas procuram por um local em meio a natureza. A sustentabilidade no turismo garante o crescimento econômico, preservação do ambiente e cultura.

Responsabilidade

De quem é a responsabilidade do turismo sustentável? Além dos moradores da região, é responsabilidade de você turista, da agência de viagem e dos prestadores de serviços de turismo, que devem passar as orientações corretas sobre destino que você escolheu e realizar práticas sustentáveis, como diminuir o consumo de energia e água.

A palavra responsabilidade parece ter um peso muito forte, mas a sustentabilidade no turismo é algo bem simples, como: não jogar lixo no chão, não poluir os rios e cachoeiras ou qualquer outra atitude que possa colocar em risco os recursos naturais.

São essas pequenas atitudes que, a princípio parecem não fazer nenhuma diferença, que levam a preservação do meio ambiente, fazendo com que o turismo em regiões de natureza exuberante se prolongue por muitos anos.

Agência de viagem a favor da sustentabilidade no turismo

Como as agências de viagens podem ajudar no turismo sustentável? Além de inserir práticas sustentáveis dentro da agência, as operadoras e agências de turismo também têm parcerias com prestadores de serviços que atendam os quesitos da sustentabilidade no turismo, como hospedagem e roteiros sustentáveis.

O conteúdo continua após o anúncio

A importância

A sustentabilidade no turismo é uma forma de controlar o fluxo de pessoas em determinado destino, para garantir que ele seja preservado. Um bom exemplo de que o turismo de massa pode causar grandes estragos, é Porto Seguro.

Um ponto turístico que foi muito visitado por conta da beleza natural, mas que foi super saturado e acabou perdendo os atrativos ambientais, culturais e até mesmo sociais por conta do descuido dos turistas que não sabiam a importância da preservação naquele momento.

Mapa Turismo Sustentável no Brasil

Pensando em desenvolver um turismo mais sustentável no Brasil, a Braztoa e o Ministério do Turismo se uniram e criam o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, onde iniciativas de agências de viagens, parceiros de turismo, associados Braztoa, meios de hospedagem e resorts, e estudantes são premiadas. O mapa Turismo Sustentável no Brasil pode ser acessado pelo link http://iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.

Premiado 

Uma das iniciativas premiadas foi a da Flanar Turismo com a iniciativa Turismo Sensorial Adaptado para Deficientes Visuais em Lavouras de Cafém de fazendas produtoras na região de Araguari, no Triângulo Mineiro. O passeio permitiu experiências únicas, programadas especialmente para pessoas com deficiência visual, física ou baixa mobilidade. Idosos com mais de 60 anos também fizeram parte dos roteiros, que não tiveram fins lucrativos.  (Fonte: Braztoa)

Serviços relacionados