Conheça a deliciosa receita de empanada de linguicinha caipira do Chef Jimmy Ogro
O conhecido cozinheiro esteve em Barão de Cocais e ensinou, durante uma Aula Show, a receita com ingredientes tradicionais da culinária mineira.
No último sábado (26), uma Aula Show com o chef Jimmy Ogro foi oferecida no município de Barão de Cocais. O evento ofereceu uma ação educativa e de capacitação para a população, que aprendeu uma receita de empanada de linguicinha caipira.
O objetivo é fomentar a economia local e estimular o desenvolvimento da população, com possibilidades de diversificação da economia local.
Durante a aula, Jimmy ensinou uma receita de empanada de linguicinha caipira. Prato que rende bastante e conta com ingredientes muito tradicionais na culinária mineira, além de ser característico das quitandas, prática ancestral entre os cocaienses.
O prato pode ser produzido em família, como uma forma de união, entretenimento e manutenção dos laços familiares. Além disso, também podem ser comercializados e, claro, apreciados individualmente.
Para aqueles que não estiveram no evento e querem aprender a receita e experimentar essa delícia, segue o passo a passo:
EMPANADA DE LINGUICINHA CAIPIRA
Rendimento: 42 unidades
Ingredientes:
Massa:
- 800 g de farinha de trigo(6 xícaras de chá)
- 350g de manteiga gelada cortada em cubos
- 1 colher de chá de sal
- 2/3 xícara de água
- 1 ovo para pincelar a massa
Recheio:
- 700 g de linguiça caipira suína
- 1 pimentão vermelho pequeno
- dente de alho picadinho
- 1 cebola média(150g)
- 1 pitada de cominho
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- Suco de 1/2 limão
- 1 pitada de pimenta calabresa ou caiena (opcional)
- 20ml de azeite
- 2 colheres das de sopa de salsa fresca picada
- 2 ovos cozidos picados
Modo de preparo:
Para preparar a massa:
Misturar a farinha e o sal em uma tigela e acrescentar a manteiga trabalhando com a ponta dos dedos, apertando com a farinha, até obter uma farofa. Acrescentar a água pouco a pouco, sovando a massa. Enfarinhar a bancada e colocar a massa. Sovar até que ela solte sozinha das suas mãos. Fazer uma bola e envolver em plástico filme. Voltar à tigela, levar à geladeira e deixar descansar por ao menos 1 hora. Enquanto espera o tempo da massa, preparar o recheio.
Para preparar o recheio:
Aquecer uma frigideira, colocar o azeite e refogar a cebola cortadinha em cubinhos. Quando estiver dourada, acrescentar o pimentão cortado em cubos (sem as sementes e sem as partes brancas do centro). Refogar durante 1 minuto, juntar o cominho (a pimenta calabresa se quiser) e o alho picadinho, refogar por mais 1 minuto. Acrescentar a linguiça sem a pele e bem picadinha. Deixar cozinhar por uns 10 minutos, acrescentar o extrato de tomate e mexer bem. Provar e, se necessário, acertar o sal, colocar a salsinha picadinha e os ovos cozidos picados, mexer bem e esperar esfriar para montar as empanadas.
Montagem:
Dividir a massa em vários pedaços com 30g (mais ou menos do tamanho de uma bolinha de ping-pong), amassando bem. Abrir em discos de aproximadamente 10cm de diâmetro com ajuda de um rolo. Colocar 1 colher rasa do recheio na metade do disco, deixando uma borda para fechar. Quebrar o ovo em uma tigela, misturar e pincelar a borda da massa, para colar. Fechar a empada como um pastel usando garfo ou se você for mais ousado (a), experimente fazer a trança argentina: ir beliscando a borda da massa para fazer uma espécie de babado. Repetir o processo até rechear toda a massa. Pincelar com o ovo batido na superfície das empanadas, colocar em uma assadeira e assar a 200ºC, em forno quente por uns 20 minutos ou até dourar.
Experimente fazer a receita, fica uma delícia!
A ação da Cozinha-Escola faz parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento, realizada pela Vale com a participação da sociedade de Barão de Cocais.