Cargos terão de ser cortados, avisa coordenador da equipe de transição de Ronaldo

Advogado Gustavo Milânio coordena os trabalhos da equipe de transição do prefeito eleito Ronaldo Magalhães

Cargos terão de ser cortados, avisa coordenador da equipe de transição de Ronaldo

A situação financeira da Prefeitura de Itabira é o que tem mais preocupado a equipe de transição montada pelo prefeito eleito Ronaldo Magalhães (PTB). De acordo com o coordenador do grupo, advogado Gustavo Milânio, uma das alternativas para tirar as contas do vermelho será a redução de cargos comissionados.

Os trabalhos da comissão de transição tiveram início na penúltima semana de outubro. A equipe tem atuado em uma sala na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conversa diretamente com o secretário de Governo Marco Aurélio Garcia Matos. Segundo Gustavo Milânio, a disponibilidade da atual administração tem sido elogiável. “Vários dos documentos solicitados pela comissão já foram entregues. O que eu tenho percebido é uma boa vontade da Secretaria de Governo em nos fornecer as informações. Tudo o que está sendo solicitado está sendo entregue dentro do tempo”, afirmou.

Em duas semanas de trabalho, as percepções iniciais indicam intervenções urgentes nas finanças do município. Para o coordenador da transição, “está muito claro que na atual administração as despesas são muito maiores que as receitas”. “Ainda não sabemos o que será feito. Sabemos que há a necessidade de cortes, de enxugar a máquina para sobrar recursos e fazer um bom trabalho para a comunidade”, comentou o advogado.

De acordo com Gustavo Milânio, o prefeito eleito Ronaldo Magalhães tem indicado a vontade de reduzir cargos comissionados. Pelas contas da comissão de transição, a Prefeitura de Itabira tem, hoje, 419 postos de livre nomeação. “O Ronaldo quer, de algum modo, reduzir ao máximo (o número de cargos), sem machucar a administração pública. Fazer com que todos os serviços continuem com perfeição, sem atrapalhar a população”, afirmou.  

Ainda com pouco tempo de trabalho, Gustavo Milânio avalia que a situação da Prefeitura está dentro do que a equipe já avaliava. “Já sabíamos o que iríamos enfrentar. Eu acredito que está até um pouco melhor, por causa da facilidade de acesso aos documentos. O governo tem se empenhado e sido transparente ao máximo em entregar para a gente toda a documentação”, finalizou.

Além de Gustavo Milânio, a equipe de transição indicada por Ronaldo Magalhães tem Marcos Alvarenga, Deoclécio Fonseca Mafra, Celso Matosinho da Silva e José Don Carlos Alves Santos. Dos cinco indicados, três (Marcos Alvarenga, Deoclécio Mafra e Celso Matosinho) já atuaram com Ronaldo durante seu primeiro governo, entre 2001 e 2004 (clique aqui e saiba mais sobre os indicados).