Carnaval de Belo Horizonte: vias serão interditadas a partir de sábado

As áreas do hipercentro e da Savassi ficarão fechadas 24 horas

Carnaval de Belo Horizonte: vias serão interditadas a partir de sábado
As vias no entorno do Mineirão serão interditadas duas horas antes, nos dias em que serão realizados os desfiles dos blocos. (Foto: Adão de Souza)

Devido a programação dos blocos de rua do Carnaval de Belo Horizonte 2024, a Prefeitura vai implantar, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, um grande esquema de trânsito. Na região central da capital, no bairro Santa Tereza, na Pampulha e na Avenida dos Andradas, a BHTrans vai delimitar áreas para os desfiles de blocos, criando assim uma estrutura de interdições de vias e desvios no trânsito durante todo o período do carnaval.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que “o objetivo é garantir o desfile seguro dos foliões e também preservar a mobilidade e minimizar os impactos para quem precisa se deslocar na capital”. Nas áreas do Hipercentro, Floresta, Avenida Brasil, Savassi e Barro Preto, as vias serão interditadas a partir das 10h de sábado (10). As áreas do hipercentro e da Savassi ficarão fechadas 24h. As áreas da Floresta, Avenida Brasil e Barro Preto terão liberação às 23h. Confira os detalhes e os mapas no Portal da Prefeitura.

Para o acesso à área hospitalar durante o Carnaval de Belo Horizonte, a circulação será pela Avenida do Contorno, acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), as avenidas Francisco Sales, Amazonas e Augusto de Lima. Todo esse trajeto estará livre para o trânsito e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTRANS, Guarda Municipal, Polícia Militar) irão preservá-los durante os deslocamentos dos blocos. Os serviços de emergência vão utilizar essas rotas, portanto, dê sempre preferência para ambulâncias e viaturas.

Confira a programação

Hipercentro e Savassi – Vias fechadas a partir de 10h de sábado até as 23h de terça-feira (13).

Floresta e Avenida Brasil – Vias fechadas a partir das 10h de sábado até as 23h. No domingo (11), segunda-feira (12) e terça-feira, os fechamentos serão entre 6h e 23h.

Barro Preto – Vias fechadas a partir de 6h de domingo até 23h. Nos dias seguintes, segunda-feira e terça-feira, os fechamentos serão de 6h às 23h.

Acesso local

Nas áreas interditadas será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes. Situações de emergência serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTRANS e da Guarda Municipal. Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos.

Faixas serão implantadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

Santa Tereza

As vias no bairro Santa Tereza serão interditadas um hora antes do desfile do primeiro bloco, diariamente, entre os dias 10 e 14 de fevereiro. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos. Confira o mapa no Portal da Prefeitura.

Pampulha

As vias no entorno do Mineirão serão interditadas duas horas antes, nos dias em que serão realizados os desfiles dos blocos, e liberadas duas horas após a dispersão. Estão programados blocos nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. As vias serão liberadas assim que o serviço de limpeza for concluído. Será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes dentro dessas áreas. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

Avenida dos Andradas

A Avenida dos Andradas será interditada de domingo a terça-feira para os desfiles de blocos. A via ficará fechada 24h em ambos os sentidos da Avenida das Andradas, entre as avenidas Silviano Brandão e Alphonsus Guimarães. A via será liberada assim que o serviço de limpeza for concluído. Faixas serão afixadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.

cassino criptomoedas