Catas Altas: Vale realiza teste de sirenes neste sábado; MG-129 terá bloqueio temporário

A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM)

Catas Altas: Vale realiza teste de sirenes neste sábado; MG-129 terá bloqueio temporário
Sirenes de alerta de emergência são instaladas em locais indicados pelo PAEBM. Foto: Vale

A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipal, realizará neste sábado (24), por volta de 10h, o comissionamento do sistema de sirenes das barragens Mosquito e Dicão Leste, da Mina Fazendão, em Catas Altas.

O procedimento é preventivo e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento dos equipamentos, em cumprimento à legislação vigente. A atividade faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Antes de seu início, será emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som poderá ser ouvido em maior intensidade nas áreas operacionais da empresa e em regiões próximas às estruturas.

Como medida preventiva, durante a atividade a Polícia Rodoviária Estadual realizará, com o apoio da Vale, o bloqueio parcial e temporário da MG-129 (antes da entrada de acesso à barragem Mosquito e acima do ponto de ônibus localizado após o trevo de Catas Altas, sentido Santa Bárbara) e da MG-326 (depois do trevo que dá acesso à Fonseca), além das vias secundárias de acesso a essas estradas.

Após este primeiro acionamento, a Vale manterá uma rotina mensal de testes de sirenes, a partir de junho, todo dia 14, por volta das 10h, quando o som passará a ser de música instrumental.

 

MAIS NOTÍCIAS