Cemaden emite novo alerta por causa de chuvas em Itabira

Segundo documento divulgado pelo órgão, existe risco moderado de deslizamento em alguns pontos da cidade

Cemaden emite novo alerta por causa de chuvas em Itabira
Foto: Prefeitura Municipal de Itabira/Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta para Itabira no início da tarde desta sexta-feira (19), por causa das chuvas. O documento, aberto às 12h19, aponta para o risco moderado de deslizamentos nos pontos mais vulneráveis da cidade.

Segundo o órgão nacional, o acumulado de precipitação na hora anterior ao alerta foi de 13 milímetros. Somente nas últimas 24 horas, o registro é de 72 milímetros de chuvas em Itabira. Ainda de acordo com o Cemaden, a previsão é de que mais água caia nos próximos dois dias, “com possibilidade de ocorrências de pancadas de chuva entre moderada a forte”.

O Cemanden recomenda atenção às áreas de risco mapeadas e cita que o risco moderado é quando não se descarta a possibilidade do fenômeno alertado. Por isso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que já estava de prontidão desde a semana anterior ao Carnaval, mantem-se em alerta.

Somente nesta manhã de sexta, segundo a Defesa Civil, já foram atendidas cinco ocorrências em Itabira. Três famílias foram orientadas a deixar suas residências (uma no bairro João XXIII e outra no Gabiroba), além de outras duas (Gabiroba e outra do Madre Maria de Jesus) que já haviam sido removidas durante o Carnaval. Todas foram encaminhadas para avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social para inserção no Programa Bolsa Moradia (Probom).

Em alerta

No início deste mês, entrou em atividade em Itabira o Grupo Integrado de Riscos e Desastres, que reúne diversos setores da Prefeitura e agentes externos. A missão é dar resposta rápida para ocorrências que envolvam questões climáticas e outros danos.

Em caso de alagamentos, destelhamentos, deslizamentos de encostas e risco de desmoronamento de imóveis, por exemplo, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 3839-2147 e 98294-6273. O cidadão também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Itabira