A cerimônia do Bola de Ouro 2022, prevista para acontecer no dia 17 de outubro, terá uma nova premiação para atletas do futebol. A nova categoria “Prêmio Sócrates” promete premiar os jogadores comprometidos com projetos sociais e de caridade.
“O Prêmio Sócrates permitirá identificar as melhores ações solidárias realizadas por campeões e campeãs comprometidos”, afirmou um comunicado da revista France Football, responsável pela Bola de Ouro. A categoria recebe o nome do jogador brasileiro Sócrates, falecido em 2011, devido ao compromisso que ele teve com a democracia corinthiana. Em meio a ditadura militar no Brasil, na década de 80, o Corinthians decidiu submeter ao voto dos jogadores e funcionários todas as decisões do clube.
O prêmio da nova categoria será definido por um júri que terá a participação de Raí, ídolo do PSG e campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, irmão mais novo de Sócrates, e pelos diretores da organização Peace and Sport, que reúne projetos de desenvolvimento e pacificação por meio do esporte.
The @lequipe group is partnering with @peaceandsport for the creation of a societal award as part of the Ballon d'Or ceremony: the Socrates Award#ballondor pic.twitter.com/Q4PbtTAvSD
— Ballon d'Or (@ballondor) September 21, 2022