Chuvas causam tragédia em João Monlevade
Um temporal que durou mais de uma hora alagou Monlevade na noite de ontem, segunda-feira, 9. Às 19h40, chuvas fortes seguidas de raios e trovoadas caíram sobre a cidade causando destruição e medo por todos os bairros. Na região de Carneirinhos o temporal terminou por volta das 21h. Quem tentava voltar pra casa teve dificuldades. […]
Um temporal que durou mais de uma hora alagou Monlevade na noite de ontem, segunda-feira, 9. Às 19h40, chuvas fortes seguidas de raios e trovoadas caíram sobre a cidade causando destruição e medo por todos os bairros. Na região de Carneirinhos o temporal terminou por volta das 21h. Quem tentava voltar pra casa teve dificuldades. Ruas ficaram inundadas e o caso mais grave foi registrado na Estrada do Forninho, que dá acesso ao município de Itabira. Um Fiat Palio foi levado pela correnteza com três pessoas.
O estudante de enfermagem e fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de João Monlevade, Sérgio Henrique Braga, voltava de Itabira. Ele retornava da Unipac onde estuda e ao chegar no entroncamento da LMG 779 (Estrada do Forninho) com a linha férrea da ArcelorMittal, no bairro Baú, deparou com um verdadeiro rio formado pela enxurrada causada pelas chuvas. Diante da situação, ele parou sua moto e ficou aguardando as águas baixarem, quando percebeu que um motorista menos prudente, em uma Belina, tentou atravessar a enxurrada, ficando a mercê das águas. Sérgio Henrique, vendo a grave situação do motorista, pediu ajuda a um vigia de uma empresa nas proximidades e de posse de um tubo de PVC e uma corda ajudou o motorista a sair do veículo.
Posteriormente, segundo Sérgio Henrique, um Palio, com quatro estudantes, também da Unipac, veio em direção às águas. Serginho conta que ele e outras pessoas tentaram de todas as formas impedir que o condutor tentasse passar, gritando, gesticulando e praticamente entrando na frente do veículo. O carro era dirigido pela comerciante Néia Laurentina dos Santos, 40, (sócia-proprietária da loja Vestimenta Boutique). Em questão de segundos, o veículo foi arrastado pela correnteza. Ao perceber que o carro seria levado pela águas um dos ocupantes conseguiu saltar e alertou aos colegas que fizessem o mesmo. De acordo com Serginho, além da motorista, mais uma mulher e um rapaz estavam no carro. Eles foram identificados apenas por Daniel Grijó (filho do professor de taekwondo Grijó – Real Esporte Clube) e Deizerrè. Serginho lamentou que o Palio tenha sido arrastado como um barco de papel, tamanha a força das águas.
Por volta de 0h, informações de populares davam conta de que o Palio havia sido encontrado em uma área da ArcelorMittal Monlevade no bairro Centro Industrial, nas proximidades do Vestiário Central da usina, conhecido como Zebrão. Já os passageiros não foram localizados. Equipes do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), Polícia Militar e populares ajudavam nas buscas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Itabira também colaborou. Por volta de 1h de hoje, terça-feira, 10, as buscas aos desaparecidos foram encerradas devido à ausência de iluminação e à correnteza.
Prejuízos e mais inundações
A equipe do Bom Dia flagrou inundações na região do Posto Longana, no bairro Belmonte. Em poucos minutos, a água invadiu o posto de combustível. Carros que seguiam sentido ao bairro Carneirinhos tiveram que retornar pela contramão. Até mesmo veículos de grande porte como carretas e caminhões tiveram que aguardar o nível da água baixar para seguir o percurso.
Inundações também foram registradas no Pronto Atendimento (PA) municipal. O mesmo aconteceu no rebaixamento de pista em frente ao Posto Castelinho. O local ficou inundado de lama e lixo. Alguns estabelecimentos como o Kubu Esportes também foram atingidos. Uma caminhonete teve danos generalizados depois que atingiu um poste. A força das águas também destruiu grandes camadas de asfalto nas avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga.
Durante o temporal a reportagem recebeu vários telefones de pessoas desesperadas. Elas informavam sobre inundações nos bairros Loanda, Boa Vista, José Elói entre outros. Uma jovem da rua 36 no bairro Loanda, informou que vários moradores tiveram suas casas inundadas. De acordo com a mulher, como a rua não possui saída, um grande volume de água se acumulou no local. Alagamento também foi registrado na rua Beira Rio, no bairro Centro Industrial, provocado por entupimento em bueiros. Veículos e ônibus não conseguiram seguir e retornaram pela contramão de direção.