Chuvas paralisam ETAs Pureza e Gatos e afetam abastecimento de água em Itabira

Fortes precipitações alteraram a qualidade da água dos mananciais, provocaram alagamentos e deixaram reservatórios zerados; SAAE pede uso consciente até a normalização do sistema

Chuvas paralisam ETAs Pureza e Gatos e afetam abastecimento de água em Itabira
Registro da casa de bombas da ETA Gatos feito na segunda-feira (15) mostra a casa de bombas alagada – Foto: Divulgação/Saae Itabira
O conteúdo continua após o anúncio


As fortes chuvas que atingem Itabira provocaram a paralisação temporária das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Pureza e Gatos, comprometendo o abastecimento no município na manhã desta terça-feira (16). De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), os reservatórios dos dois sistemas estão zerados, o que amplia os impactos para a população.

A ETA Pureza teve as operações interrompidas para adequação da qualidade da água. Após os temporais, a água captada nos mananciais chegou à estação com alto nível de turbidez, causado pelo arraste de sedimentos das margens dos rios pela enxurrada. Nesses casos, conforme os protocolos técnicos, é necessário reduzir a vazão ou suspender temporariamente a captação para garantir que a água tratada atenda aos padrões de qualidade exigidos por lei.

Na manhã desta terça-feira, o SAAE iniciou a alimentação do circuito da ETA Pureza sem bombeamento, procedimento adotado para permitir a limpeza do decantador e dos filtros, etapa considerada fundamental para a retomada segura do tratamento de água.

Registro da ETA Pureza feito nesta terça-feira (16) mostra a turbidez da água – Foto: Divulgação/Saae Itabira

Já a ETA Gatos permanece paralisada para manutenção após ter sido afetada por queda de energia elétrica e pelo alagamento da casa de bombas. Equipes de eletromecânica do SAAE atuaram ao longo de toda a segunda-feira (15) para recuperar os equipamentos, e o fornecimento de energia foi restabelecido no início da noite.

+ Temporal provoca alagamentos em Itabira neste domingo; cinco famílias estão desabrigadas

+ Itabira: prefeito Marco Antônio Lage vistoria áreas atingidas pelo temporal na noite de domingo

Além de comprometer a qualidade da água dos mananciais, o elevado volume de chuvas tem provocado instabilidades no fornecimento de energia e danos a equipamentos do sistema de abastecimento, resultando em paralisações emergenciais.

A expectativa do SAAE é que as ETAs Pureza e Gatos retomem gradualmente as operações ao longo do dia. Até a completa normalização do sistema, a autarquia reforça o pedido para que a população economize água e priorize o uso para atividades essenciais.

Chuvas paralisam ETAs Pureza e Gatos e afetam abastecimento de água em Itabira
Registro da ETA Pureza feito nesta terça-feira (16) – Foto: Divulgação/Saae Itabira

Bairros afetados

A ETA Pureza atende mais de 50 bairros da cidade. São eles: Água Fresca, Praia, Juca Rosa, Jardim das Oliveiras, Santa Izabel, Santa Rosa, Abóboras, Água Fresca, Amazonas, Areão, Bálsamos, Bálsamos II, Barreiro, Bethânia, CDI, CDI II, Colina da Praia, Conceição de Cima, Conceição de Baixo, Cônego Guilhermino, Esplanada da Estação, Fênix, Gabiroba, Hamilton, Hamilton II, Jardim dos Ipês, João XXIII, Juca Batista, Machado, Madre Maria de Jesus, Major Lage de Baixo, Major Lage de Cima, Monsenhor José Lopes, Novo Amazonas, Panorama, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Santa Marta, Santa Ruth, Santa Tereza, São Bento, São Cristóvão, São Marcos, Valença, Vila Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo e Vista Alegre.

Já a ETA Gato é responsável pelo abastecimento de água em 11 bairros da cidade: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, Loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro.

Porém, como o sistema de abastecimento de água de Itabira é interligado pelo sistema Anel Hidráulico, toda a cidade pode ter o fornecimento de água impactado.