Clássico: América bate Cruzeiro por 1×0 e segue invicto no Estadual
O apito do juíz aos 52 significou o fim do jogo, mas não o fim do jejum do Cruzeiro no retrospecto recente do Clássico
No primeiro clássico do ano, o América foi mais efetivo, bateu o Cruzeiro por 1×0 e ampliou o jejum de vitórias da Raposa no clássico: agora já são cinco triunfos seguidos do América sobre o Cruzeiro. Henrique Almeida saiu do banco e foi o autor do gol vitória do Coelho, que permanece invicto na competição, liderado o grupo B com 9 pontos. Já o Cruzeiro perde a sua primeira no Mineiro, cai para a segunda posição do grupo C e precisará se reabilitar contra o Pouso Alegre.
O primeiro tempo foi pegado, com muitas faltas e poucas chances claras. A melhor delas foi o gol anulado de Bruno Rodrigues, logo aos 8 minutos, quando o camisa 9 driblou o goleiro Cavichiolli, mas estava impedido. O Cruzeiro teve mais posse, mas não sabia criar as jogadas com efeito. No fim da primeira etapa o América se impôs um pouco mais, sufocando a Raposa.
No segundo tempo, Wesley teve grande chance, driblou o marcador, ajeitou para a perna direita e mandou próximo ao ângulo. Minutos após, Wesley apareceu novamente, batendo de perna esquerda rente à trave, obrigando o goleiro americano espalmar para escanteio. Essas foram as chances mais claras do time de Paulo Pezzolano, que não conseguia ser efetivo.
O América soube sofrer e aproveitar a oportunidade que teve: em um passe errado de Reynaldo, o Coelho emplacou um contragolpe. Lucas Oliveira tentou interceptar, mas deixou a bola nos pés de Henrique Almeida, que o driblou e bateu no canto esquerdo de Rafael Cabral. Henrique voltaria a marcar mais uma vez, mas o VAR foi acionado, indicando falta em Gilberto na origem da jogada, anulando o que seria o segundo gol.
O apito do juíz aos 52 significou o fim do jogo, mas não o fim do jejum do Cruzeiro no retrospecto recente do Clássico. Agora são 5 derrotas seguidas, desde 2021. O Cruzeiro não sabe o que é vencer o América desde a Série B de 2020.
Agora o próximo compromisso da Raposa é diante o Pouso Alegre, na próxima terça-feira, às 21h30, no Independência. Já o Coelhão, com 100% de aproveitamento nos 3 jogos, enfrentará o Athletic, em São João del-Rei, também na próxima terça-feira (7), às 20h30.