Colégio Tiradentes é inaugurado em Itabira com propósito de valorizar disciplina e respeito

Autoridades militares e políticas e familiares de estudantes acompanharam a solenidade no prédio que pertencia à Escola Estadual Doutor José de Grisolia, no bairro Novo Amazonas

Colégio Tiradentes é inaugurado em Itabira com propósito de valorizar disciplina e respeito

Itabira inaugurou na manhã desta terça-feira, 6 de fevereiro, um marco na história da Educação na cidade: o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Além de autoridades militares e políticas, a cerimônia, realizada no prédio que abrigava a Escola Estadual Doutor José de Grisolia, no bairro Novo Amazonas, contou com a participação dos alunos, professores, comunidade e parentes dos estudantes.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, esperado na solenidade, não compareceu devido a problemas de última hora. Ele foi representado pelo comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Edvanio Rosa Carneiro (que já comandou o 26º Batalhão, em Itabira, entre 2011 e 2012).

Veja galeria de fotos completa!

Coronel Edvanio comentou que há dois anos houve a tentativa de instalação do Colégio Tiradentes em Itabira, mas que no ano passado o contato com o comandante-geral da PMMG foi intensificado para a conquista da unidade. O coronel afirmou que o Colégio Tiradentes representava um anseio da família militar itabirana e que a instalação só foi possível graças à sensibilidade do comando da PM e do Governo de Minas Gerais. “Porque, afinal de contas, para se manter uma escola, nós temos que pagar salários para funcionários, para professores, tem todo um custeio e o governo do Estado que arca com esse custeio”, declarou.

O Colégio Tiradentes inicia suas atividades em Itabira atendendo 510 alunos. Dentre esses, estão matriculados 207 dependentes de policiais militares e houve a condição de se estender à comunidade (sem ligação com a corporação) cerca de 300 vagas. Foram criados 55 empregos diretos, entre professores e funcionários em geral. Ele destacou, ainda, que os educadores poderão lecionar com tranquilidade, devido aos valores que serão passados, como disciplina, segurança, ordem e respeito. “Nós queremos qualidade na educação, nós acreditamos em todos os professores, em todas as professoras para que possam oferecer o melhor na área da educação. E na área dos valores, estaremos também contribuindo para pessoas, para seres humanos que se tornem pessoas melhores no futuro”, concluiu.

O conteúdo continua após o anúncio

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”63″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”770″ gallery_height=”570″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”Galeria de ” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Priorizar princípios e valores

O pequeno João Lucas, de 7 anos, filho do 3º sargento Fabrício Drummond e Juliana Sena Drummond, encantou a todos, com a declamação do poema “Memória”, de Carlos Drummond de Andrade. A mãe do garoto acredita na importância da unidade no município, por priorizar os valores e princípios éticos. “A sociedade está carente de valores. Acho que é um ganho até mesmo para os professores, pois muitos têm medo de dar aula, porque estão sendo muito mal tratados pelos alunos e acaba que até os próprios pais acham que a educação tem que vir da escola. Na verdade, a educação começa em casa. Então, eu vejo como um grande ganho para a sociedade de Itabira”, diz.

O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), afirmou que o evento representa um momento muito especial, não somente para Itabira, mas para a região. Ele destacou o empenho de todos que possibilitaram a conquista da unidade escolar para o município, em especial, os comandos da PM estadual e municipal. “Isso foi um ganho de todos, e Itabira hoje é uma cidade que está se tornando polo na Educação. E o Colégio Tiradentes será o celeiro de alunos para essas faculdades”, disse, em referencia à Unifei e às faculdades que estão se instalando na cidade.

Durante a cerimônia, foram rendidas menções a pessoas, empresas e parceiros que contribuíram para a implantação da unidade em Itabira.