Com 178 votos contra, Eemza rejeita adesão ao modelo cívico-militar em Itabira; saiba mais

Assembleias nas outras duas escolas estão previstas para a próxima semana

Com 178 votos contra, Eemza rejeita adesão ao modelo cívico-militar em Itabira; saiba mais
Foto: Arquivo

A Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), localizada no Centro de Itabira, foi a única entre as instituições estaduais do município, até o momento, a rejeitar a adesão ao Programa de Escolas Cívico-Militares, proposto pelo Governo de Minas Gerais. Em assembleia realizada na noite da última quinta-feira (10), a comunidade escolar se manifestou de forma contrária ao novo modelo. Foram 178 votos contra e 115 a favor.

Enquanto a Eemza rejeitou a proposta, outras escolas estaduais de Itabira vêm se posicionando de forma favorável ao novo modelo. Ainda na noite de quinta-feira (10), a Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, no bairro Machado, aprovou a adesão com ampla maioria: dos 296 votos registrados, 87,5% foram favoráveis, 10,14% contrários e 2,36% considerados nulos.

Próximas assembleias 

As consultas públicas continuam. Na próxima segunda-feira (14), a comunidade escolar da Escola Estadual Dona Eleonora Nunes Pereira, no bairro Areão, será convocada a votar às 18h. A Escola Palmira Morais, no Colina da Praia, informou que a assembleia, está agendada para a próxima terça-feira (15), às 18h.

Outras duas instituições já haviam se posicionado favoravelmente durante assembleias realizadas na última quarta-feira (9). Na Escola Estadual Marciana Magalhães, 501 votos foram favoráveis e apenas 21 contrários. Já na Major Lage, foram registrados 232 votos a favor, 111 contra e 10 em branco.

O prazo final para que as escolas estaduais manifestem interesse na adesão ao programa termina em 18 de julho. A consulta às comunidades é uma etapa consultiva. Após essa fase, cabe às escolas interessadas preencher e enviar o termo oficial de manifestação de interesse, junto à ata da reunião, por meio da plataforma da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais