“Valores cristãos”, “resgate da família”, “defesa da vida”, “combate à ideologia”. Expressões que fizeram parte da campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro à presidência da República estiveram muito vivas em Itabira na noite dessa sexta-feira (18) durante a posse da nova diretoria do Partido Liberal (PL). Sob tutela do grupo da família Portela, ligada às igrejas evangélicas em Minas Gerais, a sigla aposta no discurso conservador para obter bons resultados nas eleições municipais do ano que vem.
O novo presidente do PL em Itabira é Marcelo Reis, assessor direto do deputado federal Lincoln Portela e do estadual Léo Portela no município. Logo no primeiro discurso, o dirigente deu o tom do que será a bandeira da legenda. “Está aqui um grupo que buscará cada vez mais uma cidade habitada pelos valores cristãos”, disse Marcelo, que ainda defendeu que a expressão não diz respeito apenas à religião, mas ao anseio de serviços públicos de qualidade: “Qualidade de vida, segurança e educação são valores cristãos e é o que buscaremos para Itabira”.
Os parlamentares da família Portela acompanharam a cerimônia de posse da nova diretoria em Itabira e endossaram o discurso de Marcelo Reis. O deputado estadual Léo Portela afirmou que o grupo na cidade “representa a mudança que acontece no Brasil”, em alusão ao governo de Jair Bolsonaro. Disse também “que o partido certamente trará uma nova onda” para o município.
“É um grupo que está muito coeso e muito forte. É o grupo que representou o trabalho do presidente Bolsonaro aqui na cidade e que vem com respaldo muito grande desse momento de combate à corrupção, desse momento de retomada do Brasil. O grupo do PL é o grupo que legitimamente representa este momento em Itabira. É um grupo que vem muito tarimbado, capacitado, coeso e muito forte para 2020 participar ativamente das eleições”, declarou o deputado em entrevista a DeFato Online.
Já o deputado federal Lincoln Portela disse que quer fazer de Itabira “uma cidade à imagem e semelhança de Deus”. Ele defendeu que somente com famílias bem estruturadas é possível construir um ambiente de progresso e democrático e que o desrespeito aos bons valores é que gera a violência presente no país.
“O PL é um partido de resultados e um dos resultados é famílias bem estruturadas, famílias que escutam aquilo que é bom. Famílias que em suas escolas possam não apenas ser escolarizadas com uma tendência tão somente ideológica, mas escolas que possam ouvir todos os sentimentos e todos os pensamentos, tanto religiosos quanto políticos. Fora disso não há democracia”, afirmou o parlamentar, citando um dos preceitos do projeto “Escola Sem Partido”, uma das bandeiras de seu grupo político.
O evento do PL foi encerrado com uma oração conduzida pelo pastor Eduardo Duarte, presidente do Conselho de Pastores de Itabira (Conpai).
Eleições
De acordo com o presidente Marcelo Reis, o PL participará ativamente das eleições municipais com uma chapa completa. Durante o evento na noite dessa sexta-feira, a mesa de trabalhos teve participação do vereador Leandro Pascoal, atualmente no PRB, mas que deverá concretizar a mudança para a sigla na próxima janela partidária. “Estamos avaliando, mas é uma tendência”, disse o parlamentar.
Outro vereador que participou da cerimônia, mas por meio de vídeo gravado, foi André Viana. Tido como pré-candidato a prefeito pelo grupo encabeçado pelos Portelas, o representante do Podemos é outro que poderá migrar para o PL.
“O André faz parte do nosso grupo desde sempre e para mim é um dos melhores nomes para a Prefeitura de Itabira. Mas isso tem que ser discutido, não sei nem se é a vontade dele. O grupo chegará à melhor decisão, mas deixo claro que o nome do André é um nome de excelência para a nossa cidade. Se vier para o PL, será muito bem vindo. Meu coração está aberto, como sempre, para ele. Ficaria muito feliz, mas a decisão é dele”, declarou o deputado Léo Portela.