Com estoque em alerta, Hemominas convoca doadores de sangue O e A positivo e negativo

Fundação mostra preocupação quanto ao desabastecimento

Com estoque em alerta, Hemominas convoca doadores de sangue O e A positivo e negativo
Foto: Ascom/Ministério da Saúde

A Fundação Hemominas convoca voluntários para doação de sangue, já que os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo tiveram queda superior a 60%, enquanto os estoques do tipo A negativo reduziu 40% e o A positivo registrou queda de 25%.

O órgão afirma que o quadro é agravado pela pandemia, que impacta no comparecimento de doadores. No entanto, a Fundação reforça que “toma todos os cuidados para garantir a segurança dos doadores em suas unidades: uso de máscara, distanciamento, higienização adequada, higiene frequente de mãos, como recomendam a Anvisa e a Organização Mundial de Saúde”, afirmou.

A doação  pode ser agendada de forma online, pelo site ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão e ajude a salvar vidas.

Quem pode doar

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

  • Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus Covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias, após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Voluntários que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue.

Vacinas

A vacinação contra a Covid-19 também impacta no comparecimento de doadores nas unidades, já que existe um período de inaptidão após cada dose. Esse prazo depende da vacina recebida e você pode conferir abaixo:

Coronovac/Sinovac: 48 horas
AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias
Pfizer/BioNTech: 7 dias
Janssen-Cilag: 7 dias
Sputnik V: 7 dias
Covaxin/Bharat Biotech: 48 horas
Moderna: 7 dias

*Com assessoria da Fundação Hemominas

cassino criptomoedas