Com investimento superior a R$ 3 milhões, Prefeitura de Itabira abre novos leitos de UTI no HNSD

Agora, o Hospital Nossa Senhora das Dores passa a contar com 35 leitos exclusivos para tratamento contra a covid-19, entre enfermarias e UTIs

Com investimento superior a R$ 3 milhões, Prefeitura de Itabira abre novos leitos de UTI no HNSD
Foto: DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A saúde de Itabira foi reforçada no combate ao novo coronavírus nesta terça-feira (4). Representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e o prefeito Ronaldo Magalhães (PTB) apresentaram a nova estrutura da unidade de terapia intensiva (UTI) da instituição. Com investimentos de R$ 3.6 milhões para instalação, oriundos do governo municipal, agora o HNSD conta com mais 15 novos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pela covid-19.

Confira o vídeo de apresentação:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Na terça-feira (4), o HNSd inaugurou a nova estrutura da unidade de terapia intensiva (UTI), com 15 novos leitos, exclusivos aos pacientes com Covid-19

Uma publicação compartilhada por DeFato Online ? (@defatoonline) em

Os recursos para funcionamento dos novos leitos já estão garantidos pela Prefeitura. Segundo cálculos do HNSD, todas as operações deverão consumir até R$ 4,9 milhões nos próximos quatro meses. “Após muitos encontros e reuniões, a nossa equipe abraçou a causa de enfrentar o coronavírus. Para isso, a Irmandade Nossa Senhora das Dores trabalha com um grupo que não mede esforços. Então, são 15 novos leitos contando com um corpo clínico forte. Tudo isso adquirido com recursos do município”, afirma o diretor executivo da instituição, Alexandre Coelho.

De acordo com o HNSD, cinco dos novos leitos já estão liberados para uso. Nos próximos dias, a expectativa é de liberação das outras dez unidades. Ao fim do processo, o Nossa Senhora das Dores terá à disposição da comunidade 35 leitos exclusivos para o tratamento da covid-19, entre enfermarias e unidades intensivas. Confira as fotos da Prefeitura de Itabira:

  • Itabira
    Foto: Arquivo DeFato

Município

Na apresentação, o prefeito Ronaldo Magalhães disse que a entrega dos leitos representa o controle, paciência e o bom senso das ações realizadas frente a pandemia. Ele comentou sobre a opção do governo em investir na instalação de leitos nos próprios hospitais, ao invés de seguir com plano de ter um hospital de campanha que poderia custar R$ 20 milhões, entre aluguel de equipamentos e contratação de profissionais.

“Nós fomos controlando dia- a-dia, fechamos o comércio na hora certa e reabrimos também na hora certa. Hoje, nós temos condições para investir no hospital, com recurso do município, e deixando-o melhor para o futuro de Itabira e região”, esclareceu o prefeito.

Diretor executivo da instituição, Alexandre Coelho e a secretária de Saúde, Rosana Linhares

Ademais, de acordo com a secretária de Saúde, Rosana Linhares, as metas impostas pelo município para o enfrentamento da pandemia estão sendo cumpridas com rigor e necessidade. “Raros são os municípios que colocaram a sua estrutura à disposição da comunidade de forma tão rápida e foram capazes de gerir. Nós não ganhamos da pandemia dentro dos hospitais, aqui salvamos o paciente. Ganhamos da pandemia no supermercado, na padaria, nos bancos, evitando aglomerações”, alertou a secretária.

Panorama dos pacientes

Conforme apresentado pelo cardiologista Caio Seródio, responsável pelas as alas destinadas ao tratamento de Covid-19, o hospital tem tido sucesso no tratamento da doença. “Foram mais de 100 pacientes que já passaram pelo HNSD, não tivemos nenhum óbito. Ainda, a grande maioria, mais de 95%, vão para casa com até cinco dias de tratamento”, afirma o médico.

Cardiologista Caio Seródio – Foto: Carol Vieira/DeFato

Além disso, segundo ele, com a nova UTI 3 , que a princípio seria um Pronto Atendimento, é possível encher de esperança as pessoas de Itabira e quem depende do serviço médico. “São recursos de primeira linha que vão nos dar toda a condição necessária para atendimento de pacientes mais graves do coronavírus, dando uma segurança melhor para o município”, destacou o cardiologista.