Com previsão de início para 2021, “Estação Mountain Bike” chega a Itabira

Projeto é conduzido pelo ciclista itabirano Ticorico junto à Prefeitura Municipal

Com previsão de início para 2021, “Estação Mountain Bike” chega a Itabira
Foto: Antônio Gonçalves/Estação Mountain Bike
O conteúdo continua após o anúncio


Àqueles que adoram uma aventura sob duas rodas, 2021 já deve começar com grandes novidades. Em fase final de implantação, o projeto “Estação Mountain Bike” chega a Itabira e deve estar aberto ao público a partir do início do ano que vem. A proposta da ação, denominada “Circuito de Bicicletas Entre Parques“, é interligar e explorar as trilhas dos parques, unidades de conservação e os vários atrativos culturais e naturais da cidade. À frente do projeto está o ciclista “Ticorico” e a Secretaria de Meio Ambiente de Itabira.

A região se mostra bastante propícia ao projeto, já que abriga diversos tipos de trilhas. Das estradas de terra às florestas naturais, são várias as opções para o “turismo em bicicleta”. Os percursos mais leves podem variar de 6 a 30 quilômetros, ou longas jornadas de pedal pelas montanhas mineiras. Também implantado em Conceição do Mato Dentro, o circuito está muito próximo de ser finalizado.

Atualmente, os percursos já estão recebendo sinalização, com marcos direcionais, painéis informativos dos roteiros e estacionamento para bicicletas. Também estão sendo desenvolvidos locais para lanches com mesas e postes equipados com painéis solares fotovoltaicos. Esta novidade possibilitará a recarga de baterias de bicicletas elétricas ou de outros equipamentos eletrônicos.

  • Estação Mountain Bike

Percursos

Entre as várias opções de Itabira , estão os caminhos drummondianos, um percurso com pouco mais de 7 km que pode ser percorrido de bicicleta. Em cada ponto de parada, há um poema com referências aos fatos, personagens e locais que fizeram parte da vida do poeta, cronista e contista Carlos Drummond de Andrade.

O conteúdo continua após o anúncio

Dentro da área urbana, no centro da cidade, está o Parque da Água Santa. O local é famoso por um poço de águas termais que brotam de fraturas nas rochas a grandes profundidas e que, segundo a população, teria propriedades medicinais. Ainda podemos citar o Parque da Mata do Intelecto ou o Parque do Campestre, com 35 hectares. No local, está situado o Pico do Amor, onde é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Opções rurais

Aos mais aventureiros, ou para quem quer fazer um pedal de pura contemplação da natureza, o ponto alto da Estação Mountain Bike de Itabira é o percurso do Parque Alto do Rio do Tanque. Localizado no povoado da Serra do Alves, ele está a pouco mais de 44 km do centro de Itabira e a 15 km do Distrito de Senhora do Carmo.

A pequena e bucólica vila da Serra dos Alves oferece uma estrutura com pousada e restaurante para quem quer aproveitar as belezas naturais e as várias trilhas da região usando o lugar como base por alguns dias. No pequeno povoado encontra-se a capela de São José, construída em 1866, de arquitetura colonial e feita com madeira, adobe e pau-a-pique sobre pedras.

Fórum de turismo com Mountain Bike

Itabira é uma daquelas cidades mineiras onde o mountain bike ganhou destaque e também vários praticantes. Mas a proposta é ir muito além e tornar-se também um atrativo para que pessoas de outras regiões do país percorram suas trilhas. Para tanto, o idealizador do Circuito Bicicletas Entre Parques, Ticorico, tem como objetivo para os primeiros meses de 2021 organizar na cidade o 1º Fórum Brasileiro de Turismo com Mountain Bike.

MAIS NOTÍCIAS