O Grupo DeFato e a Unifuncesi dão o pontapé inicial na pesquisa para descobrir quais são as marcas mais lembradas de Itabira, em 2022. Nessa segunda-feira (25), começou a pesquisa Top of Mind – DeFato. Entrevistadores treinados foram para as ruas de Itabira conversar com as pessoas e colher os dados que serão usados para descobrir quem vem se destacando, aos olhos da população, nos 160 segmentos listados.
Ao longo de todo o dia, os pesquisadores circulam pelo centro da cidade, ouvindo a opinião dos itabiranos. Além de listar as empresas e lojas mais lembradas, quem participar da pesquisa também responderá questões sobre seus hábitos de consumo on-line, por meio de redes sociais; os meios de comunicação que acessam para buscar informações; e os modelos de compra preferidos.
Ao todo, dez entrevistadores fazem a colheita de dados. Durante a semana, eles estarão em outros bairros de Itabira. A pesquisa também tem a função de fazer uma avaliação do comércio local no que diz respeito à qualidade do atendimento, a variedade de bens e serviços oferecidos e os preços praticados.
Sobre o Top of Mind
Realizado há cinco anos, o Top of Mind chega, em 2022, a mais uma edição. Desta vez, o evento que premia as marcas mais lembradas de diferentes ramos comerciais em Itabira será realizado em novembro, com um diferencial. Gestor do Grupo DeFato, Thiago Jacques comenta sobre a ideia.
“Optamos por ampliar o número de segmentos justamente para dar oportunidade para que outras empresas participem da premiação. Com isso, o Top of Mind tornou-se o evento desta modalidade que mais diversificou os segmentos pesquisados na região”.
Utilizando uma metodologia científica, a consulta para a pesquisa será promovida em mais de 70 bairros da cidade e estará sob responsabilidade do Centro de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Ceppe) da Unifuncesi. Na pesquisa, diversos itabiranos respondem, de forma espontânea, quais marcas vêm à mente para cada segmento empresarial.
A partir das respostas, é possível analisar os dados e descobrir quais são os empreendimentos mais queridos e lembrados pelo público local. Desta forma, garante-se um estudo justo e transparente. A equipe de pesquisa é coordenada pelo professor doutor Marcelo Silva Ângelo Ferreira, que traz em seu currículo diversas experiências em universidades e fundações de Ensino Superior e dois livros publicados relacionados à Estratégia Competitiva e Comportamento do Consumidor.