Comerciantes se unem contra a onda de assaltos em Itabira

Capitão Werner Leonardo Santos, comandante da 83º Cia. da Polícia Militar explicou a Rede de Comerciantes Protegidos

Comerciantes se unem contra a onda de assaltos em Itabira
Em menos seis dias, uma drogaria foi alvo de criminosos duas vezes em Itabira. Em um intervalo de duas semanas, o mesmo aconteceu com um estabelecimento especializado em caldos.  Em ambos os casos, bandidos armados entraram nos locais, exigiram todo o dinheiro do caixa e fugiram em seguida – de moto ou mesmo a pé.
 
Episódios como esses têm preocupado autoridades e comerciantes na cidade. Para tentar frear a onda de assaltos, a Polícia Militar fez uma parceria com os empresários e lançou o programa “Rede de Comerciantes Protegidos”, modalidade que integra a “Rede de Vizinhos Protegidos”, em vigor no bairro 14 de Fevereiro desde 2010.
 
De acordo com o capitão Werner Leonardo Santos, comandante da 83º Cia. da Polícia Militar, o programa consiste no policiamento voltado à patrulha de prevenção e tem como propósito envolver os comerciantes no combate ao crime. Na prática, há a disponibilização de equipes para atendimento prioritário aos comerciantes.
 
O funcionamento do programa é bem parecido com a Rede de Vizinhos. Os donos de estabelecimentos cadastrados criam uma relação de proximidade e ficam de olho nas movimentações estranhas. “Gera um envolvimento maior dos comerciantes que, por contatos telefônicos com a Polícia Militar, promovem um acionamento mais rápido. E essa equipe de patrulha se estende em um turno de serviço com foco na atenção ao cidadão, restabelecendo a sensação de segurança”, explica o capitão.
 
O militar diz ainda que, por meio do programa, os comerciantes serão orientados pela Polícia Militar sobre como se prevenir e/ou agir em casos de assaltos e furtos. Embora esteja só começando, os empresários têm se mobilizado e aderido à causa. A patrulha foi implantada há cerca de duas semanas e conta com o fundamental apoio da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).